5.2.08

Edição carnavalesca: a tradição de maracatu


O maracatu é uma rica e energética manifestação cultural que vem do nordeste do Brasil. Tal como a capoeira, o maracatu tem profundas conexões á cultura africana no Brasil, foi preservado pelo povo pobre brasileiro, e experiementou um crescimento de popularidade no Brasil e pelo mundo nas últimas decadas.

Existem dois tipos de maratatu: maracatu nação também conhecido por maracatu de baque virado, e maracatu rural também conhecido por maracatu de baque solto, maracatu de orquestra, ou maracatu de trombone.

Os ritos de maracatu nação têm origem na tradição das coroações dos Reis do Congo nos tempos colonias em Pernambuco. Nas coroações dos Reis do Congo, escravos africanos elegiram reis que lideravam a comunidade negra. Os senhores portugueses aprovavam os reis para disciplinar e controllar os negros, mas os negros usavam os ritos asociados com o rei e a rainha para ocultar as tradições das sua religões nativas, cujas os senhores queriam oprimir ou destruir. Hoje, os praticantes de maracatu ainda praticam ritos segredos asociados com a religão afro-brasileira.



Um conjunto maracatu nação consiste de um cortejo real, com alguns 80 -100 dançarinos, um cantor, um coro, uma bateria, um rei, uma rainha, e outras figuras do corte, inclusive as damas de paço que carregam a calunga, uma boneca sagrada (Aprenda mais sobre o cortejo aquí: http://www.edsonsouza.com.br/maracatu/). Maracatu é uma importante parte do carnaval pernambucano. Na noite do domingo de Carnaval em Recife, todos os maracatus nações desfilam enfrente dos juizes para ser escolhido como o melhor maracatu de Carnaval.

Sobreviveram poucos maracatus nações do século XIX até hoje, a maioria se formaram nas últimas decadas quando a popularidade de maracatu cresceu.

O maracatu rural surgiu no meio do século XX, e tem as raizes nas tradições do interior de Pernambuco.

A personagem mais fantástica do maracatu rural é o caboclo de lança. Quasi todos os caboclos de lança são homens (algumas mulheres têm participado nos últimos anos). Eles dançam pulando e girando, agitando as lanças para afastar a multidão. As fanatasias podem pesar até 25 kilos e incluir uma enorme cabeleira de papel celofane cobrindo o chapéu-de-palha, óculos escuros, e um flor nas dentes. No interior de Pernambuco, muitos homens que saem como caboclos de lança trabalham nos campos durante o dia. É uma honra ser um caboclo de lança.

A tradição de maracatu quasi morreu no começou da decada de 1980, mas foi resgatado quando deixaram mulheres e crianças participar, e quando a policia começou de controlar a violencia asociada com os rivais maracatus (que robavam as fantasias de um e outro). Hoje, há maracatus nos Estados Unidos, Canada, Inglaterra, Sueca, e outros países, exatamente como capoeira, e assim como capoeira, há pessoas que preocupam que o maracatu pode perder sua história si os novos praticantes não aprendam a história e os segredos de maracatu.

Um lindo video que vc vai gostar:




Esse posto vem de vários artigos que eu achei sobre o maracatu. Se vc quiser adicionar algo sobre o maracatu, por favor, pode deixar nos comentários. Obrigada!

Um comentário:

Unknown disse...

maracatu rural é minha ecencia e tambem quero saber as criacao das figuras que foi surgino ao longo do percurso do desenvolvimento do maracatur