13.2.08

O fevereiro é o "Mês da História Negra"

Nos Estados Unidos e na Canadá, o mês de fevereiro é oficialmente reconhecido como “O Mês da História Negra”. Como aqui no blogue, gostamos de celebrar tudo, aproveitaremos essa oportunidade para apresentar alguns personagems quem têm contribuido à História dos Estados Unidos.

Mas antes de começara celebração, um pouco da história do Mês da História Negra:

O Mês de História de Negro se desenvoleveu da “Semana da História Negra”, cujo foi estabelecido nos Estados Unidos em 1926 por Carter Woodson.

Woodson era o filho de antigos escravos e ele trabalhava nas minas de carvão no estado de Kentucky até fez vinte anos. Aos vinte anos e com um grande vontade de aprender e estudar, ele se matriculou na escola secundária. Se graduou em dois anos, e eventualmente recebeu um Ph.D da universidade de Harvard, uma das melhores universidades no mundo. Durante os estudos, Woodson percebeu que as contribuições dos negros à vida cultural e política dos Estados Unidos eram ignoradas nos livros da História.

Para corregir a falta, Woodson fundou Associação para o Estudo da Vida e da História Afro-Americana e criou “A Semana da História de Negro”. O objetivo da Semana era reconhcer as lutas e os triunfos dos negros nos Estados Unidos, inspirar orgulho nos negros, e educar todo o mundo sobre História completa do país. Woodson escolheu a segunda semana em fevereiro porque coincidir com os aniversários do abolicionista Frederick Douglass e do Presidente Abraham Lincoln. Ele trabalhou com várias organizações negras para criar e promover a comemoração.

Inmediatamente, a comunidade negra abarcou a comemoração da “Semana da História do Negro”, e entre vinte-cinco anos, se tornou um evento nacional, reconhecido pelo governo e celebrado em muitas escolas pelos Estados Unidos com palestras, debates, filmes, e outras apresentações. Em 1976, alargaram a comemoração de uma semana para um mês.

Não todo mundo concorda com o Mês da História Negra. Alguns dizem que comemoram a História Negra todos os mêses do ano, não só em fevereiro. Outros dizem que a História Negra é a mesma História Norteamericana. Na verdade, Woodson esperava o dia no que não era necesário comemorar a História Negra com uma semana ou um mês específico; o dia no que os livros da História Norteamericana relatariam a História completa do país e seu povo.

Nenhum comentário: