29.2.08

Shirley Chisholm – Não Comprada e Sem Patrões

Em 1972, Shirley Chisholm fez história quando tornou-se a primeira mulher e a primeira pessoa negra de entrar na corrida pela candidatura à presidência dos Estados Unidos da América em busca da nomeação do Partido Democrata. Durante sua vida, Chisholm também se destacou por ser uma advogada dos direitos das crianças, das mulheres e dos pobres, uma grande oradora, e uma feroz lutadora contra o status quo americano.

Ela nesceu em Brooklyn, Nova Iorque em 1924. Em 1953, ela se formou pela Faculdade Brooklyn, e depois terminou seu mestrado em Teachers Collage na Universidade de Columbia. Ela trabalhou como educadora e em várias posições administrativas.

Em 1964, Chisholm foi eleita à Assembléia Legislative do estado de Nova Iorque. Quatro anos depois com o slogan “Shirley Chisholm – Unbought & Unbossed” (Não Comprada e Sem Patrões) ela concorreu e venceu um lugar na Câmara de Representantes dos EUA

Ela foi a primeira mulher negra de ser eleita à Câmara de Representantes dos EUA. Ela notou, “Como eu estou famosa para ser a primeira pessoa em 192 anos de ser deputada federal, negra, e mulher de vez, eu acho que isso é prova que nossa sociedade não é nem justo nem livre.”

Uma advogada dos pobres, das mulheres, e das crianças e um oponente da Guerra do Vietnã, Chisholm nunca teve medo de desafiar seus colegas na Câmara nem de recusar em aceitar o “status quo”. No primeiro discurso em frente da Câmara de Representantes, ela prometeu, “de votar ‘Não’ em todos as petições para fundar o Departamento de Defesa.”

Em janeiro de 1972, Chisholm anuncio sua candidatura à presidência dos EUA pelo partido demócrata. Ela lançou uma campanha grassroots com pouco dinheiro e, as vezes, com pouco apoio dos seus colegas negros, que não gostava que ela foi “a primeira de disputar a presidência”. Durante a campanha, Chisholm foi atacado fisicamente três vezes, mas nunca desistiu, dizendo, “Se voce não me apoie, saia do meu caminho!”

Chisholm ganhou 151 votos dos representantes para a indicação demócrata. Os votos não era suficiente para passar das primárias e ela perdeu para George Mc Govern (que então perdeu a presidência para o candidato republicano Richard Nixon).

Chisoholm foi reeleita à Câmara de Representantes sete vezes, e em 1982, se aposentou. Ela fundou e liderou o Congresso Político Nacional de Mulheres Negras e trablahou como profesora até a morte em 1995.

A legacia de Chisholm de liderar sem medo continua hoje.

No seu segundo livro, A Boa Luta (The Good Fight), escrito em 1973, Chisholm escreveu, “Da próxima vez que uma mulher, ou um negro, ou um judeu, ou qualquer pessoa oriunda de um grupo que o país ‘não está pronto’ para eleger para o seu cargo mais importante, disputar a presidência, acredito que ele ou ela será levado a sério desde o início… Eu fiz porque alguem teve que ser o primeiro. En este país, todo o mundo debe ter a posibilidade de concorrer à presidência, mas isso nunca tem sido a verdade”.

Demorrou 36 anos…

Shirley Chisholm: Não Comprada e Sem Patrões!

Você é uma grande inspiração!

Este é nosso último posto em celebração do Mês da História Negra. Se você quiser escrever um posto sobre uma figura histórico cuja vida reflete os valores e a filosofia da Capoeira Angola, fique a vontade de entregar algo a: ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com. Podemos traduzir entre português e inglês.

Nenhum comentário: