27.2.07

A sabedoria do Mestre João Grande


Em 2001, Mestre João Grande foi honorado como um “Heritage Fellow” pelo Fundo Nacional para as Artes dos Estados Unidos (NEA). Cada ano, alguns oito artistas são elegidos para o prêmio prestigioso, que reconhece “a dedicação, a excelência artística, e as contibuções á herança tradicional”, segundo o website do NEA. Embaixo está um extrato de uma entrevista feito com Mestre João Grande por Janelle Otto do NEA logo depois que ganhou o prêmio.

JO: Onde e quando foi vc inspirado para dançar?

Grande: Creceu em Itagí, no sul da Bahia, Brasil. Eu fui inspirado pela natureza e pelos animais. Aos dez anos, vi meu primeiro movimento de capoeira, chamado “corta capim”. A perna arrasta o chão arredor da mão. Perguntei a um dos capoeiristas, “O que é esse movimento?”, e ele respondeu, “É a dança dos Nâgos”, que era a dança dos negros, da cidade de Salvador. Capoeira veio de todas as coisas naturais. Isso dá para ouvir nas músicas, também. Cantamos sobre a balança do mar.

JO: Quais são os maiores desafios de praticar e manter sua forma de arte?

Grande: Tudo é facil! Capoeira é gostosa. Tal como não posso imaginar a vida sem comer, não posso imaginar a vida sem capoeira. É como perguntar alguem, “Qual é o dificil de comer?” Capoeira é tanto um parte da minha vida como respirar. Capoeira é uma arte, uma dança, uma professão, e uma cultura. Um capoeirista é um bailador, um poeta, um cantador, e um filósofo. Capoeira é boa para o espírito e o corpo.

JO: Estou feliz ouvir que capoeira é facil porque parece muito dificil!

Grande: A reputação que capoeira é dificil é porque poucas pessoas sabem enisiná-la. Capoeira é para todos; para homem, mulher, e menino- quem não aprende quem não quer. Capoeira é boa para a vida, a vida inteira.

Leia a entrevista inteira aqui (en inglês).

Nenhum comentário: