12.2.07

M. Cobra Mansa se lembra do M. Waldemar

Em 2004, uma revista holandêsa da capoeira publicou uma entrevista com Mestre Cobra Mansa. Ele falou sobre seu tempo na capoeira, a primeira vez que viu Mestre Moraes, os velhos mestres, suas pesquisas sobre o berimbau, e mais. Lembrando-se do Mestre Waldemar, M. Cobra Mansa disse:

A pessoa que me ensinou mais de qualquer um sobre capoeira e a vida foi Mestre Waldemar. Ele era uma pessoa alegre, sempre falando muito e sonrindo. Falou que tinha tudo que queira na vida, mas no fim da vida, sufriu simplesmente porque não sabia aproveitar da capoeira dele. Me influenciou muito em duas formas: Eu tento economizar para um bom futuro, mas também distfruto tudo que possa. Pode ser que hoje seja meu último dia, então não morrerei infeliz...

...Mestre Waldemar me falou sobre os lugares aonde ele tinha ido, o que ele tinha feito, as namoradas que tinha. E quando falava, era como se ele estivesse passando os tempos de novo, como os olhos brilhavam! Tal como os olhos de Mestre João Pequeño e Mestre João Grande quando contam suas histórias. É como se você esteja aí com eles. Eu tento seguir o caminho dessas pessoas.

Eu acho que a capoeira é como Mestre Decânio uma vez me disse. Uma frase que me interessa muito: “A capoeira não é para morrer, é para vivir.” Então, vamos vivir a capoeira!

Que sentimento massa.

Nenhum comentário: