18.2.07

Edição Carnavalesca: Os indios de Nova Orleans


Não só no Brasil ou no Caribe, mas também nos Estados Unidos curtimos Carnaval, que aqui está chamado Mardi Gras, e acontece em Nova Orleans. Mardi Gras tem varios aspectos, inclusive os indios. Existe mais de vinte-cinco tribos de indios de Mardi Gras, e cada um é diferente, então falamos nas tribos em geral.

A tribo de Creole Wild West Indian foi o primeiro, formando-se no anos 1880s. Existe duas histórias da origem da tribo. Alguns propõem que os negros foram inspirados pelas fantasias dos indios no famoso espectáculo de rodeo chamado O Wild West de Buffalo Bill (O oeste selvagem de Buffalo Bill). Outros negam essa história para ser simples demais, e dizem que o fundador da tribo foi o bis-tio de Tootie Montana (Cacique da tribu Pochahontas Armarelo de 1947 ate 1997), e que Montana tinha sangue dos negros e dos indios. Ele criou um movimento para pessoas como ele expressar-se da sua herança cultural e para comemorar a relação entre os negros e os indios dos Estados Unidos. Nas carnivais no Caribe, na America Central, e na America do Sul também existem grupos que se vestem em fantasias de indios. As vezes, esse fato é usado para demonstrar a existência em Nova Orleans de activdades que têm origem fora dos Estados Unidos, que faz a cidade diferente do resto do pais.

Tootie Montana é o cacique mais conhecido. Defendeu os direitos da communidade. A morte de ele, causada por um infarto durante uma reunião do governo da cidade sobre o abuso policial contra as tribos de Mardi Gras, é simbólico da sua devoção á communidade.

Clique aqui para maiores informaçoes sobre a vida de Tootie Montana (com fotos).


As fantasias das tribos são complicadas e demoram para construir. Muitas vezes, as fantasias de um ano estão feitas de pedaços das fantasias dos anos anteriores. São os homens quem costruar as fantasias, começando mêses antes de Mardi Gras. Existem varias músicas sobre a costura das fantasias, e normalmente, os homens costuram até os ultimos momentos antes de desfilar. Cada tribo escolha um tema. Algumas tribos, como o Espirto dos Indios Fi-ya-ya, se vestem num estilo africano, enquanto outras preferem um estilo dos indios do America Oeste inspirado pela tribo Creole Wild West no fim do século XIX.

Os indios de Mardi Gras têm um jeito próprio de cantar, lutar, e comunicar-se, inclusive uma lingua própria que é dificil traduzir. Alguns dizem que a lingua vem da lingua dos indios que ajudavam os negros quem fugiram da escravidão e se esconderam nos brejos de Louisiana. Outros dizem que é pura invenção. De qualquer maneira, as palavras não têm muito sentido fora dos indios que as usam.

As tribos de Mardi Gras desfilam cada ano, e suas tradiçoes dão orgulho aos praticantes e fascinam os espectadores. Assim como, as tribos dos indios de Mardi Gras representam a resistência da communidade contra a escravidão, a violência, e a pobreza no contexto de uma das maiores festas no mundo.

*Obrigada a LL de Nova Orleans pelo artigo.

Nenhum comentário: