2.2.07
A Festa de Iemenjá
Hoje na Bahia, o povo lota a praia do Rio Vermelho para pedir proteção e entregar os presentes à orixá do mar, Mãe das Águas e dos Peixes, Iemenjá.
Iemenjá é linda e vaidosa, e ela quer espelhos, estojos de maquiagem, pentes, perfumes, flores, e joias. Os cores dela são azul-claro e branco (transparente). Muita gente arruma grandes balaios cheios de presentes, enquanto outras deixam uma entrega simples nos balaios na Casa do Peso do Rio Vermelho. No fim da tarde, num espectáculo lindissimo, um cortejo de centos de barcos, carregados com todas as ofrendas, embaraca para entregar os presents no alto-mar. Dizem que se sua ofrenda afundar, Iemenjá a aceita.
A festa começou em 1923, quando vinte-cinco pescadores entregaram presentes à deusa do mar para agredeçá-la, pois os peixes estavam escassos. Em 2005, mais de 200 mil pessoas participaram.
Embora não tenha interesse no candomblé, a festa é uma boa oportunidade para disfrutar a cultura baiana na suas varias formas, porque as ruas ficam animadas com as rodas de capoeira, os batuques do afoxé e do samba, as baracas das baianas vendendo acarajé e comida típica, e a alegría pura da Bahia em festa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário