7.8.07

Comemorando 25 Anos de M Valmir

No último na nossa série de postos sobre os mestres que fazem parte do evento que está rolando em Salvador agora, “Malungos: 25 Anos dos Mestres Valmir, Paulinha, Poloca, Janja, e Boca do Rio”, fala sobre Mestre Valmir, da FICA-Bahia. Grande influência na Capoeira Angola atualmente, M Valmir tem uma acadmia no centro da cidade e administra vários projetos na cidade de Salvador. Também viaja pelo mundo dando oficina. Acabou de voltar de uma viagem à Europa e ao Japão.

Tirei este trecho embaixo de uma entrevista feita por video com M Valmir em 2002 na conferência internacional da FICA de 2002, que aconteceu em Washington, DC.

Meu nome é Valmir Damasceno. Não tenho nome em capoeira; é Valmir mesmo. Sou filho de Salvador, Bahia. Nascido na Cidade Baixa, precisamente na Massaranduba. Sempre gostei da capoeira…

..Em 1980, o Mestre Moraes, ele veio do Rio de Janeiro e trouxe o outro aluno dele que, na época, já era mestre de capoeira, o Cobrinha. Aí, eu conhecia Mestre Moraes e ele me disse, “Vaí lá. Vai no grupo.” Notou o endereço e eu fui.

Chegando lá foi meu primeiro contato com a capoeira, de está vendo Mestre Moraes, Cobrinha, e outros alunos que comçaram com nos em aquela época, Paulinha, Poloca, Janja, e outras pessoas.

Eu me disliguei do GCAP em 1996... Começei de fazer aula no parque da cidade, assim no campo, e aí foi para a Via Magia. Fazia aula numa quadra de futebol. Chovia, ia para um beco apertadinho. As rodas aconteciam num dia de sábado embaixo de um árvore.

Depois, fomos para um clube que ficou no Dois do Julho, que é um bairro de Salvador, alí no centro da cidade. Aí buscamos o espaço que estamos até hoje, que está no quinto andar de um prédio na Avenida Carlos Gomes.
Parabéns M Valmir pelos 25 anos! Esperamos muitos mais!

Nenhum comentário: