18.4.08

Parabéns Mestre/Dr. Joao Pequeno!

Na quarta que vem, Mestre João Pequeno receberá o titulo de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Federal da Bahia. Aqui estão maiores informações:

Data: 23 de abril de 2008
Horário: 17h30h
Local: Salão Nobre - Reitoria da UFBA
Rua Augusto Viana, s/n – Canela

Depois do evento na universidade, terá uma roda e festa no espaço do Grupo Nzinga no Rio Vermelho!

É com imensa satisfação que informamos que finalmente, o mestre JOÃO PEQUENO DE PASTINHA, 90 anos, o mais antigo mestre de capoeira em atividade, e reconhecidamente a maior referência da capoeira em todo o mundo, será agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Federal da Bahia. A solenidade acontecerá no próximo dia 23 de abril (quarta-feira) às 17:30 no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

É de suma importância a universidade começar reconhecer o valor dos saberes populares que têm um papel fundamental na humanização da sociedade. Os saberes - acadêmicos e populares - são complementares e não precisam ser hierarquizados. O mestre João Pequeno é uma dessas jóias raras, encontradas no vasto celeiro de nossa rica cultura popular e é um símbolo de simplicidade, de sabedoria, de generosidade e de parceria.

Nada mais justo do que João ser reconhecido na universidade, assim como ele já é nas ruas, nos mercados, nas praças, nos terreiros, nos meios de comunicação, nas rodas de capoeira, e no coração dos privilegiados que tem o prazer de conhecer esse grande mestre da cultura popular do Brasil.

Salve o mestre (e agora doutor) João Pequeno de Pastinha!!!

Pedro Abib - Aluno de João Pequeno e professor na FACED/UFBA

Nenhum comentário: