29.4.08

Para ser bom capoiera, nao precisa ser doutô

O título de doutor que Mestre João Pequeno de Pastinha recebeu da Universidade Federal da Bahia a semana passada foi um bom gesto de reconheçimento do grande trabalho do Mestre na parte da universidade. A prefeitura também participou com alguns outdoors annunciando o evento e ofrecendo um “parabéns” público ao Mestre.

Mas, a realidade é que por seu próprio trabalho e dedicação à capoeira – e muitas vezes enfrentando grande obstaculos- Mestre João Pequeno tem sido reconheçido internacionalmente como um ícone cultural brasileiro há décadas. Sua academia tem atraida e ensinada a capoeira a miles de pessoas de todas as partes do mundo, e ele tem passado a capoeira como uma manifestição cultural integral à história e cultura brasileira.

Capoeira até hoje mantem uma relação tenuê com o governo, desde sua prohibição no século XIX até as tentativas de controlar quem pode (e quem não pode) ensinar capoeira. Mestre Camaleão tem uma ladainha descrevendo essa relação que destaca a capaz de capoeira (e das capoeiristas) evitar as tentativas de controle pelo governo.

Andam dizendo por aí (2x)
Que uma lei já se formou
Para regulamentar capoeira
Essa e coisa de doutô
Quem elaborou essa lei (2x)
Capoeira não jogou
Capoeira nasceu no gueto
Que o mundo já ganhou
A capoiera está livre
Desse sistema opressor
Para ser bom capoeira (2x)
Não precisa ser doutô
Todo mestre e doutôado
Dessa arte meu senhor!

Música linda com uma mensagem poderosa! Mestre Camaleão canta essa ladainha no seu album, “Vai Na Paz de Deus”. O album tem uma energia eléctrica que é ótimo para treinar!

Nenhum comentário: