11.3.08

O 10 Encontro de Mulheres em Washington, DC!



O 10o Encontro de Mulheres da Capoeira Angola em Washington, DC foi um grande êxito!

As atividades começaram na segunda com uma abertura de uma mostra de fotos de Salvador, “Malungos” por Rita Barreto, no Mocha Hut Café. As fotos estão em mostra até o fim do março.

Na terça, exhibimos o filme, “The Shape of Water”, sobre a luta de mulheres em várias partes do mundo. Sylvia Robison, fundadora da Emergente Collectivo de Artes (Emergence Community Arts Collective) e membro da FICA-DC. Na quarta, realizamos um debate com mestras de artes marcias, inclusive M Paulinha e M Janja. Foi muito informativo e interessante!

O encontro abriu na noite da quinta-feira, com uma apresentação por Luci Murphy, uma famosa activista e cantora, com Isa Angulo. Depois da apresentação, fizemos uma roda… e a capoeira rolou até domingo de noite.



As convidadas M Janja, M Paulinha, CM Cristina, T Gege, & T Andrea deram aulas ótimas. M Jurandir também foi presente, no caminho para Seattle, e CM Silvinho passou por um pouquinho. M Cobra Mansa liderou um treinamento a partir das 6 h de manha todos os dias. Na sexta, vieram 6 pessoas. No sábado, vieram 35 pessoas, e no domingo vieram mais de 50 pessoas! Sem duvida, um recorde para o treino de manha em Washington, DC.



No domingo, depois de um café de manha juntos de frutas, pão, biscoitos, suco, e mais, e antes da roda de fechar o evento, as organizadoras do encontro escolheram cinco assuntos para debater:

- Violencia, amor próprio, & autodefesa
- Memória, midia, & a representação de mulheres em Capoeira
- Maternidade & saude
- Malicia & mandinga
- Feminismo & a luta de mulheres

Nos dividimos em cinco grupos de oito ou dez para refletir e conversar sobre os asuntos por duas horas. Depois, reunimos, e cada grupo apresentou as ideias discutidas-- e alguns grupos ofreceram sugestões para resolver dificuldades. Foi muito exitoso- todo o mundo participou, falou, e aprendeu.



Também, fizemos uma mostra de fotos celebrando mulheres em Capoeira Angola no espaço da FICA-DC. Um equipe editorial criou mais um edição de Caxixi, a revista literária de Capoeira Angola. Muito obrigada a todo o mundo que entregou suas obras. Saiu muito bem!

Muito obrigada a todos que participou e contribiu a esse encontro energético e cheio de alegria. Agradeçemos a presença de capoeiristas de Havaí, Oakland, Los Angeles, Seattle, Chicago, Noa Orleáns, Kentucky, Atlanta, Richmond, Filadelfia, Nova Iorque, Maine, Ohio, Indiana, Brasil, e Japão! (com certeza, estou esqueçendo alguns…)

Vê mais fotos aqui! Fotos por T Gege, Javier, e outros.

Quer mais? Visite o blog oficial do 10º Encontro de Mulheres “I Came Here to Play” para ler mais sobre as debates e os detalhes do encontro, e ver algumas fotos da mostra “Malungos” (em inglês).

Um comentário:

Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela disse...

Encontro gratificante. Linda Capoeira Angola!
Parabéns para aquela que estiveram na labuta desta construção. Mulheres de resist~encias e homens solidários.

Obs.: gostaria de saber como acessar os temas, discussões em Português.

Ana Margarida