20.3.08

Edna Lima: mulher forte na Capoeira Adabá

Uma das mulheres mais importantes na capoeira é Edna Lima, que comecou de treinar capoeira na Brasilia, e hoje tem uma academia em Nova Iorque. Edna Lima não é só mestra de capoeira, mas também uma faixa preta 5º dan em karate! Ela tem receibido vários prêmios e honras, no Brasil, nos Estados Unidos, e pelo mundo. Leia um pouco da sua história na capoeira:

Edna Lima é uma reconhecida professora e “performer” de Capoeira. Edna possui um grau universitário em educação física e desenvolveu um programma nacional de ensino de Capoeira para escolas superiores no Brasil. É também professora associada no Departamento de Dança da Universidade de Long Island nos Estados Unidos. Edna Lima participou no filme “Rooftops”, sendo também apresentada em varias revistas, como por exemplo “Fitness Magazine”, “American Health”, “Vogue-Paris”, e “Cosmopolitan”. No verão de 2001 foi considerada pelo New York City Council como heroina da cultura afro-americana. Além do seu trabalho em Nova Iorque também é uma Capoeirista reconhecida no Brasil e na Europa sendo regularmente convidada para eventos de Capoeira no Mundo inteiro…

Como descreveria o significado que a Capoeira tem para você?
Filosofia de vida! Para mim a vida é como um jogo decapoeira, você tem que saber dar os golpes certos paracada situação. Na vida, você não pode tomar nenhuma decisão sem antes analisar todas as conseqüências. Na capoeira, ao tomar uma decisão de um ataque, tem que se ter em mente qual será a defesa ou o contra-ataque. Se não estiver preparado, não dê o primeiro passo. Tenho na vida vários planos, se um não funcionar, lança mão dos outros. Flexibilidade e agilidade de ação, inteligência de escolher a opção certa, são qualidades que se devem desenvolver e adquirir na vida e também na capoeira. Na capoeira deve-se respeitar o adversário,mesmo que seja um iniciante. Você pode ser pega de surpresa no jogo, pois na capoeira tudo acontece com muita rapidez. A rapidez de ação e reação, aprendi eu a usar tanto na capoeira como também no meu dia-a-dia.

Como reagem os capoeiristas masculinos, em geral e no jogo, em relação a você ser uma Mestra?
Quando comecei, não havia meninas fazendo capoeira. Então os meninos e o professor nao faziam nenhuma distinção. Isso ajudou muito no meu crescimento como pessoa e, também, como capoeirista. Em 1981, quando tinha apenas 20 anos de idade, meu professor de capoeira, Mestre Tabosa, me graduou na corda vermelha (Mestra). Comecei a perceber então que os homens (capoeirista), não gostaram da idéia. Capoeirista de todos os lugares vinham para testar a nova e a única mulher com graduação de Mestra. Eles jogavam com bastante agressividade comigo como nunca haviam jogado antes. Se eu não estivesse em boa forma física e bem treinada, não teria suportado a pressão. Graças ao Mestre Tabosa, aos meus amigos capoeiristas da epoca, que sempre me incentivaram, e minha mãe, eu permaneci na Capoeira.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: