7.11.07

A música nas artes marciais

MattL entregou essa reportagem sobre a música nas artes marciais:
Muitas vezes o casamento dos movimentos das artes marciais e a música é associado só com as artes marciais que têm origem na África, como as no Brasil, no Caribe, e em outros lugares, mas como é nas artes marciais que não vêm da África? Faltam ritmo? Faltam aquela essência linda que é o coração da Capoeira e seus parentes na sopa cultural da diaspora africana?

A resposta cortinha é não.

Se encontra a música em outros artes marciais e muitas vezes, em formas interessantes e diferentes do que as na Capoeira. A música é o coração do Penchak Silat da Indonesia assim como do Taekkyun da Corea. Taekkyun se criou na Corea mais de dois mil anos atrás. Quasi 600 anos atrás, o Taekkyun sumiu por causa de falta de interesse (Tae Kwon Do era mais popular), mas hoje está crescendo de novo. O interessante é que era praticado pela aristocracia e a clase alta. Não era praticado pelo povo.

Talvez isso explique o éxito da capoeira – a conexão à luta contra a opressão.

Tenho lido que a capoeira é a unica arte marcial que não era desenvolvida para proteger uma artistocracia. Alguem pode confirmar ou negar isso?

Um pouco mais sobre Taekkyun, desse website (tem fotos também):
Diferente do que Taekwondo que desenvoleu durante o século passado quando os japoneses controlavam a Corea, Taekkyun tem exisitido por centos de anos. Taekkyun é tão integral à cultura coreana que durante a ocupação japonesa, a prática de Taekkyun foi prohibido (falar coreano também foi prohibido). Imagens de Taekkyun aparecem em muitas pinturas folcloricas- algumas que têm quasi mil anos. Os primeiros fotografos que chegaram no "Reino Ermitão" tiraram fotos de meninos com cabelo grande, usando a mesma roupa branca que os practicantes de Taekkyun usam hoje em dia. Taekkyun quasi morreu; logo depois que terminou a ocupação japonesa da Corea, começou a Guerra Coreana, seguida pela reforma do país. Ninguem tinha tempo para praticar essa arte que estava morrendo. Felizmente, no anos 80, acharam dois velhos praticando Taekkyun (que é tão gentil e bom para a saúde que velhos podem praticá-lo embora que eles já abandonassem outros esportes).

Muito interessante.

Nenhum comentário: