19.11.07

Pastinha/ Zumbi Encontro em Chicago, EUA

Os mestres da FICA: M Valmir, gunga; M Cobra Mansa, medio; M Jurandir, viola. CM Silvinho e um amigo no pé do berimbau. foto por Nora McMahon

O fim de semana pasado marcou o Encontro Anual em Homenagem aos Mestre Pastinha e Zumbi, e mais um êxito da FICA-Chicago.

Bem cedo sexta-feira de manha, os que já tinham chegado começaram o dia com um treino com os mestres. Foi super legal, jogando com capoeiristas de diversas regiões dos EUA. Sexta de noite, abrimos o evento com uma roda de branco em homenagem às memórias de Mestre Pastinha e Zumbi, o rei do Quilombo de Palmares. A roda teve a presença de Mestre Valmir, Mestre Jurandir, Mestre Cobra Mansa, Contramestre Silvinho, Contramestre Chorão (Grupo Acupe de Brotas), T Beto, T Caxambu, T Fabio, e muitos alunos.

O dia siguiente foi cheio de atividades: duas oficinas de três horas, um almoço, uma palestra, e uma festa. Para as oficinas, nos dividimos em dois grupos, os com dois anos e menos de Capoeira Angola, e os com mais de dois anos. Durante o almoço, M Cobra Mansa deu uma palestra sobra a história de berimbau. De noite, reunimos no espaço da FICA-Chicago para a festa. Fizemos uma roda, e depois uma batuque.

Domingo, as 7h, mais de trinta capoeiristas vieram para treinar mais uma vez. Depois, fizemos uma roda de 5+ horas para fechar o evento. Em fim, foi um evento muito legal… e muito cansativo.

Um dos destaques do evento foi a oportunidade de conhecer, treinar, e jogar com capoeiristas de todas as partes dos EUA. No evento, tinham gente de Nove Iorque, Filadelfia, Baltimore, Atlanta, Seattle, Indiana, Madison (cidade no estado de Wisconsin), o estado de Ohio, Washington, DC, e, claro, Chicago. Sem duvida, isso é um grande benefício de ter a conferência no meio do país.

T Fabio com Ella de Nova Iorque.


Outro destaque, foi ver os meninos e meninas americanos jogando bem a capoeira. Muita gente nos EUA nem sabe o que é a capoeira, então ver crianças jogando, cantando, e tocando, dá bem para o futuro da Capoeira Angola fora do Brasil. Tinham dois meninos do Grupo Acupe de Brotas, Marvin da FICA-Chicago, e Adrian e Luz do Centro de Capoeira Angola em Nove Iorque.

Alguns anúncios sobre eventos da FICA no futuro:

2007 Roda de Malungos, FICA-Bahia, 19h, 12/14 – 12h, 12/15
2007 Última roda do ano, FICA-Bahia, 12/22 (roda de branco)
2008 FICA Conferência de Mulhers, Washington, DC (EUA), dias 7 – 9 de março
2008 Encontro Anual de Capoeira Angola, Chicago (EUA), inverno (julho ou agosto)
2008 Fim de Semana Pastinha/ Zumbi, Seattle (EUA), novembro

T Beto com Puck (FICA-NY). foto por Nora McMahon.


M Valmir e M Cobra Mansa dando aula.


CM Silvinho.


M Cobra Mansa dando a palestra.


Huu e CM Chorao (Grupo Acupe de Brotas) brincando na roda. foto por Nora McMahon.


M Cobra Mansa e Michelle na roda. foto por Nora McMahon.





Para ver mais fotos de Nora, clique aqui.

Vê mais fotos no lado inglês do blogue.

Muito obrigada a todos, especialmente nossos amigos da FICA-Chicago: T Beto, Huu, Michelle, Phu, Anne, Seth, Robert, Justin, Deanna, Kristen, Jenny, Ryan, Brian, Andy, Chelsea, Alycia, Geovannia, Mackel, Marvin, Marlon, Thea, and Ichi. Esperamos o encontro em 2008!

Obrigada a Nora, T Beto, e FICA-DC pelas fotos!

Nenhum comentário: