13.11.07

Aniversário da morte do Mestre Pastinha

Hoje em todas as partes do mundo - do Brasil até o Japão - terão rodas de branco em lembrança do aniversário da morte do Mestre Pastinha, protetor da Capoeira Angola. Mestre Pastinha morreu nesse dia (13 de novembro) em 1981. Sua memória sempre viverá na história da Capoeira Angola.

Aqui está um trecho de um artigo escrito por Reynivaldo Brito em lembrança de Mestre Pastinha, publicado em A Tarde, o jornal da cidade de Salvador, em 1988:
"...[Mestre Pastinha] tinha uma postura e uma elegância de um principe e muita malícia… 'Angola capoeira-mãe. Mandinga de escravo em ânsia de liberdade; seu princípio não tem método; seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista.' Esta inscrição ele colocou no salão de sua academia e depois levou para seu quartinho na Alfredo Brito, reflete sua própria existência. E, por diversas vezes, ele mesmo declarava toda a “filosofia” da capoeira. 'Capoeira é mandinga, é manha, malícia, é tudo que a boca come. A capoeira tem negative e tem positive, tem também a verdade. Negativa é fazer que vai e não vai. Mas na hora que négo menos espera, o capoeirista entra e ganha. Eu sempre digo que a capoeira nunca acaba no Brasil porque ela é mãe de todas as lutas.'

Iê! Viva Pastinha!

Nenhum comentário: