19.6.07

Feliz Juneteenth!

O povo do estado de Texas está informado que em acordo com a proclamação do Executivo dos Estados Unidos, todos os escravos estão liberados. Incluido nessa proclamação, a igualdade absoluta dos direitos e dos direitos de propriedade entre donos e escravos, e a relação que existia entre eles agora é de empregador e trabalhador.
Nesse dia em 1865, os soldados do União (do Norte dos EUA, que lutaram para abolir a escravidão e preservar a unidade do país quando o sul queria separar-se e criar um próprio governo) desembarcaram em Galveston, Texas para ler a declarção encima que informo o povo de Texas da abolição da escravidão—que tinha acontecido dois anos e meio antes.

O Presidente Abraham Lincoln declarou “A Proclamação da Liberdade” no dia 1 de janeiro de 1863, mas demorrou dois anos e meio para a notícia de chegar em Texas.

A palavra “Juneteenth” é uma mistura das palavras “June” (junho) e “Nineteenth” (décimo novo). Hoje em dia, Juneteenth é um dia para refletir, comemorar a cultura afro-americana, e aproveitar da comida, especialmente churrasco e refrigerante sabor de morango, com sua familia e communidade.

Nenhum comentário: