2.7.10

Heróis da independência da Bahia

   
No dia dois de julho, comemoram a independência da Bahia na cidade de Salvador com um desfile, festas e rodas de capoeira na rua. Neste dia em 1823, as tropas brasileiras conseguiram a seperação definitiva do Brasil do domínio de Portugal.

O jornal baiano, O Correio, publicou uma edição para comemorar o dia, apresentando alguns dos heróis e heroínas das batalhas da independência da Bahia!
Caboclo
Ninguém nos vence: Símbolo do brasileiro, o caboclo leva a bandeira do país e junta todas as culturas que compõem a nação. Tem um pouco de cada etnia, o negro, o branco, e o índio, juntos numa só representação. Foi ele quem liderou e deu força a luta dos baianos para libertar o país: com tiranos não combinam brasileiros corações!

Maria Felipa
Leoa guerreira: Maria Felipa era capoeirista e liderou uma esquadrão de 40 mulheres na Ilha de Itaparica. Uma das principais artilheiras, incendiou, com as amigas, 42 embarcações portuguesas. Temida, dava surra de folha de cansação nos gajos capturados.

Maria Quitéria
Mulher de valor: Vestiu-se de soldado para lutar. Defendeu o Batalhou dos Periquitos na Ilha de Maré, Pituba e Itapuã.No combate da Pituba, foi uma das melhores em campo da batalha: atacou trincheiras e escoltou prisoneiros, sozinha, ao acampamento.

Antonio Rebouças
Líder negro: Antonio Pereira foi abolicionista. Um guerreiro contra o racismo. Sua frase predileta realizou-se na luta: “tudo pardo ou preto pode ser general”. De fato, no commando de batalhões, havia afrodescendentes, sertenejos e até indígenas.

Encourado de Pedrão
Sertão de garra: Pedrão é uma pequena cidade que todo brasileiro deve conhecer para admirar. Foi dali, perto de Feira de Santana, que sairam os guerreiros vestidos em roupas de couros encourados de Pedrão todo ano são representados no desfile.

Corneterio Lopes
Vuvuzela de vitória: Na batalha de Pirajá, sofrendo pressão, os brasileiros foram para cima. No mata-mata, o comandante Barros Falção mandou recuar, mas o corneteiro Luís Lopes tocou avançar e degolar. Deu certo: vencemos!
Outros heróis e heroínas incluidos no homenagem são Joana Angélica, Lord Cochrane, João de Botas e outros.

Parabéns, Bahia!
   

5 comentários:

CAT disse...

ME SINTO CADA VEZ MAIS ORGULHOSA DE SER BAIANA, PORQUE DIANTE DE TANTAS LUTAS SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES...
EM MEU PONTO DE VISTA,SER BAIANO É SER SINÔNIMO DE SER VITORIOSO PORQUE ESSE É O TIMBRE DE UM POVO ARRETADO, QUE NÃO DESISTE ATÉ CONQUISTA O QUE REALMENTE QUER...
VALEU BAHIA!!!
ASS: CAT

vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vinicius disse...

tabem e mesmo tabemmim sinto assim

Unknown disse...

Legal

Unknown disse...

Diz