8.7.10

Fotos inéditas de capoeira (e a cultura brasileira) dos anos 60 e 70

 
Nossa colega Elina, quem tem treinado a capoeira com FICA (nos EUA e em Salvador) um bom tempo e quem hoje em dia está escrevendo o tesis de doutorado sobre a candomblé, mandou este link muito bacana a um acervo de fotos inéditas de capoeira, Mestre Pastinha, candomblé, e outras manifestões culturais do Brasil nos anos 1960 e 1970. Aproveitam!

Caros amigos e colegas,

O muséo etnográfico Helinä Rautavaara em Finlândia acabou de disponibilizar uma parte do arquivo fotográfico dele no portal do Instituto Nacional das Antiquidades da Finlândia.

A coleção consiste em milhares de fotos sobre o candomblé, capoeira e a cultura afro-brasileira e brasileira em geral tiradas por a Helinä Rautavaara nos anos 1960 e 1970 em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por décadas essas fotos se encontraram guardados no acervo do muséo na Finlândia com difícil acesso ao público, então é com grande prazer que agora divulgo o link da coleção online à vocês:

As fotos se encontram aqui.

Infelizmente o site não se encontra em português ainda, mas o sistema de busca é bem simples. Colocando palavras de pesquisa como candomblé ou capoeira, no campo chamado "free text search" no topo da barra ao lado esquerdo, o sistema busca todas as fotos marcadas com essas palavras chaves. Outra opção boa também é buscar só com a primeira parte da palavra terminando ela com um asterisco. Por exemplo: capoe*

Assim o sistema busca todas as fotos marcadas com palavras chaves que começam com capoe. (Em finlândes as palavras se conjugam de várias formas. Por isso muitas vezes a busca funciona melhor desse jeito).

O site continua em construção. Ao longo do tempo o muséo colocará mais fotos e informação.

Espero que aproveitem essa oportunidade de ver essas fotos rarissimas.

Um abraço,
Elina


Muito legal, Elina! Valeu!
 

Nenhum comentário: