18.7.08

Teorias de movimento: o peso na Capoeira Angola

Monalisa, que mora em Boston e treinava em DC, nós enviou um artigo chamdo, "Weight: The First Motion Factor" (Peso: o primeiro fator de movimentação). Escrito por Edward Luna, um pesquisador que estuda dança e a capoeira, o artigo explica as três qualidades de peso: elasticidade, força, e ligeireza, Ele examina cada uma em relação ao jogo de Capoeira Angola. Ele também escreve sobre o uso das três qualidades na Capoeira Regional, e como o controle do peso pelos jogadores distingue os dois tipos de capoeira.
Freqüentemente no estilo mais tradicional de Capoeira Angola, os jogadores parecem de utilizar um tipo de elasticidade corporal para surpreender seus oponentes. Esta aparência de elasticidade, no qual o jogador sempre muda, é enganoso não só para o oponente, mas também para o observador acadêmico.

Um conceito chave na capoeira, a malícia, nós ajuda entender esse engano. O uso de peso passivo/elástico é uma característica comum de muitas danças africano-americanos. Na capoeira, isto traduz a um atitude corporal que é solto, elásatico e flexível e ao mesmo tempo, é enraizado à terra, ponderou e plenamente ciente de onde é o peso. Sem essa consciência, um jogador de Capoeira Angola seria facilmente tropeçado. Em outras palavras, o corpo é orientado ao eixo vertical, sempre "sob si," mesmo quando baixo, ou invertido, com mãos no chão.
Leia o artigo inteiro aqui (em inglês).

Obrigada, m.

Encontrou algo interessante que quiser compartilhar com a comunidade? Envie-lo a:
ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com, e o postaremos.

Nenhum comentário: