10.7.08

Edição literária: "O dia mais triste da minha vida"

Este foi escrito em homenagem a Mestre Lua Rasta por seu aluno, Leiteiro:
Outro dia estava lendo a história do GRANDE/PEQUENO MESTRE PASTINHA quando dei com a frase: O SEGREDO DA CAPOEIRA MORRE COMIGO! Não pude acreditar, tamanho egoismo não é predicado de quem tem o titulo de GRANDE MESTRE! Inconformado passei a procurar qual seria o TAL SEGREDO. E assim se passaram dias meses, anos até que tchan, tchan, tchan tchan: EU DESCOBRI O SEGREDO DA CAPOEIRA!

Inacreditavel estivera bem na minha frente, do meu lado, na minha costa e eu NÃO PERCEBIA, imenso, cristalino, estivera todos esses anos talvez cobreto por um pequeno lenço de um magico que por uma graça divina fora agora removido. Que alegria, que felicidade, eu agora compreendia tudo, entendia a frase do velho MESTRE e seu espanto diante da cegueira de seus alunos em ver oque lhes mostrava todos os dias!

O SEGREDO DA CAPOEIRA!

Corri para a casa de meu amigo para anunciar a boa nova: ARAÚNA, voçe não vai acreditar mas eu descobri o segredo da Capoeira!

OQUE? k-kk-kk-k-k!

Estou te dizendo véio é serio!

Pô Leiteiro eu tenho mãe tu queres me matar de rir k-kk-kk-k-k- !

Não acreditas mais em mim mermão?

Me digas então qual é o segredo?

Era oque eu estava esperando, a hora de dividir o meu minuto de glória.

Ah o segredo, o segredo é....o segredo?...( meu Deus me ajude) bem como eu estava dizendo, o segredo..

Sim, sim o segredo k-kk-kk-k-k- !

Não havia duvidas eu esqueci o segredo da Capoeira. Sai cabisbaixoas orelhas vermelhas de vergonha, coração fervendo de odio impotente contra aquela risada que ecoava na minha mente. A cada passo dado, a cada esquina dobrada, os k-ks ecoavam e desciam espinha abaixo enfraquecendo as minhas pernas, tornando lentos os meus passos, aumentando a distancia entre nossas casas. Corri como nunca tinha corrido e mergulhei na cama, nada como um dia depois do outro ou como o tempo para curar as feridas!

Mas maisena tem seu dia de mingau, eis que derepente como um raio ilumina-se novamente ele:
O SEGREDO DA CAPOEIRA!

Momentos de euforia seguidos de reflexão, não poderia bancar o garotinho besta que ganhou um brinquedo lindo novamente, a situação exigia AUTO-CONTROLE, tratei de relembrar varias vezes até ficar ciente de que não esqueceria e me dirigi a casa de ARAÚNA não mais como um pateta com um anel de brilhantes, massim como um professor que iria ensinara um aluno que sabe tudo, que ele não sabe nada!

Bati, a porta se abriu e nossos olhares se cruzaram.

O que te traz aqui Leiteiro?

Tu não vais acreditar mas eu vim fazer hora pois não tenho nada para fazer, disse-lhe com voz cansada. Estava confirmado, não havia mais duvidas:

O SEGREDO DA CAPOEIRA NÃO ERA PARA SER DITO E SIM MOSTRADO NAS RODAS DE CAPOEIRA, ao som de seus instrumentos e cantorias e é ISSO QUE O VELHO MESTRE PASTINHA FAZIA nos seus jogos e cantorias! O QUE EU FAÇO BRINCANDO VOÇE NÃO FAZ NEM ZANGADO e seus alunos NÃO PERCEBIAM OU ENTENDIAM!

Não pude disfarçar as lagrimas ao dizer: ARAÚNA HOJE É O DIA MAIS TRISTE DA MINHA VIDA!

Agora eu sabia eu tinha certeza: O SEGREDO DA CAPOEIRA MORRIA COMIGO! Acredite s quizer meu caro leitor, eu descobri o segredo da Capoeira mas se voçe for igual a São Tomé eu lhe dou o fio da meada:
CAPOEIRA É OQUE NÃO PARECE e PARECE OQUE NÃO É!

Por falar em fio, Capoeira seria uma pequena rede cujos NÓS são seus segredos. Quando um NÓ arrebenta (leia-se é esquecido ou desprezado) NÓS (epa!) OS NOVOS MESTRES nos afobamos em reconstrui-lo ficando a REDE DEFORMADA por aquele HORRIVEL NÓ!

Deixassse-mos nós a reconstrução para os VELHOS MESTRES CONHECEDORES DA ARTE, a emenda seria invisivel, preservando com seus conhecimentos a obra do autor! Contudo com nosso EGOISMO, PRESSA E IMPERFEIÇÃO, continuamos a encher de NÓS essa rede, A CAPOEIRA que em pouco tempo tornar-se-a imprestavel e teremos que joga-la fora. Neste dia toda a NAÇÃO, o MUNDO e até DEUS CHORARÃO, pois quando ELE fez a separação entre a terra e mar nesse momento SURGIU A CAPOÊRA!

HOMENAGEM AOS VELHOS MESTRES QUE NOS DERAM DE GRAÇA AQUILO QUE NÓS VENDEMOS A QUALQUER PREÇO!

AGRADECIMENTO: Ao meu PROFESSOR LUA RASTA o meu MUITO OBRIGADO por me ensinar a GOSTAR E AMAR A CAPOEIRA e a mostra-la nas ruas, praças, escolas e teatros sem essa atual preocupação de FAZER DA CAPOEIRA APENAS UM CURSO PARA FORMAR MESTRES!

Editado no informativo MUZENZA-fevereiro- 1996

Texto de RENATO PALMAS AZEVEDO o LEITEIRO!
Tem algo para compartilhar com a comunidade? Mande-lo a: ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com, e o postaremos.

Um comentário:

online disse...

eu tb faço capoiera com o professor sabugo que é o walter...