24.7.07

Comemorando um ano em Indianápolis, EUA

T Baba dando aula em Indianapolis.


No terceiro fim de semana de julho, Contramestre Chorão do Grupo Acupe de Brotas em Indianápolis realizou uma oficina com Treineus Beto (FICA-Chicago) e Baba (FICA-Bahia) para comemorar o primeiro aniversário do grupo em Indianápolis. Embaixo estão fotos do evento e pensamentos de alguns dos alunos de Chorão.

Nosso primeiro evento para comemorar um ano em Indianápolis foi uma experiência bastante emocionante. Organizado por CM Chorão, o fim de semana rolou perfectamente. Treinamos, tocamos música, e fizemos duas rodas em quatro dias. A primeira roda aconteceu no parque “Broad Ripple” e foi íntima no grande parque com algumas pessoas assistindo. A segunda roda aconteceu na cidade e atraimos uma multidão e passamos informação sobre o Grupo de Acupe para muita gente.

Tivemos a sorte de treinar com T Beto do “Quilombo Cultural Center” em Chicago, e T Baba da FICA em Washington, DC. Ouvimos eles e aprendemos muito durante o fim de semana. Cada um tinha nova e differente informação sobre Capoeira Angola que nos mostrou uma nova perpectiva em relação dos movimentos e da música. Ficamos tristes quando eles foram imbora e o evento acabou. - StacyB

CM Chorão mostrando um movimento.


O primeiro aniversário do Grupo Acupe foi uma grande experiência para mim como pessoa e como capoeirista. Desde o começo até o fim, eu fui desafiado mentalmente e fisicamente. Quinta-feira ia ser uma aula normal, só que não tinha nada normal da aula. Baba tinha chegado e ele mostrou várias formas de moviementos básicos. Foi um desafio mas também muito bom aprender um outro estilo de movimentação. No dia seguinte, cantamos por algumas horas e jogamos numa roda até a noite caiu. Gostei muito de jogar no oscuro porque aprendi usar minhas outras sensibilidades. Fizemos também uma oficina de caxixi, cuja foi muito informativa para nosso grupo. O resto do fim de semana foi cheia de treinamentos duros e rodas. Em fim, foi um grande evento mesmo que poucas pessoas vieram. Como o líder de FICA-Chicago, Beto, falou, “O que importa é qualidade, não quantidade.”

Capoeira é muito importante para mim, e está crescendo cada dia dentro de mim. Quando começei a capoeira, eu nem sabia si eu ia ficar com ela. Agora, com quasi um ano de capoeira, não posso deixar essa arte. Não é apenas um lugar para ir e ver meus amigos, mas também parte da minha alma. Sinto que tenho que fazer algo relacionado com capoeira todos os dias, si seja treinar moviementos básicos, aprender novas músicas, ou tocar berimbau. Sinto que cada conferência que faço, ganhar mais familia quem importa como sinto e estou crescendo dentro da capoeira. Essas são algumas das razões que faço o que faço, e sinto que tenho que melhorar. – MarquiseF

Quero agradeçer Baba e Beto e todo o mundo por vir esse fim de semana. Sua presença aqui com a gente em Indianápolis trouxe muito energia e amor pelo grupo. Eu acho que o intercambio foi bom para todos, e que temos que cultivar nossa relação. O impressionante foi quando Beto ou Baba passou um moviemento, ou estavamos jogando com os alunos de Chicago, e fizeram um moviemento bastante similar do que nós fazemos em Indianápolis, só um pouco diferenciado. Mesmo que fosse um pouco similar, foi um movimento totalmente diferente. Ajudou muito ver outros jogando, e me forçou de pensar e adaptar enquanto eu jogo. Diferenças pequenas que ajuda melhorar nossos jogos.

Finalmente, só quero agradeçer mais uma vez a Baba, Beto, todos que vieram para participar no evento esse fim de semana. Foi um momento muito especial para nosso grupo e não podemos agradecer-lhes suficiente para a energia, amor, e sabedoria que compartilharam com a gente. - KarlS

Parece um ano muito exitoso! Esperamos muito mais!

Crianças na aula da música.


Agradeçemos T Baba pelas fotos, e StacyB, MarquiseF, e KarlS pelas refleções do evento.

** Se vc quiser compartilhar fotos e/ou refleções de um evento do seu grupo, envie-nos a informação á: ficadcarchives(arroba)gmail(ponto)com

Mais fotos no lado ingles do blog.

Nenhum comentário: