16.4.10

Livro: Afro-Latin America 1800-2000

  
O livro “Afro-Latin America, 1800-2000” escrito por George Reid Andrews é um excelente estudo-geral sobre a história da diáspora africana em América Latina (a América do Sul, o Caribe, a América Central, e o México). Embora que pareça uma tarefa impossivel resumir e analisar um assunto tão imenso num livro só, Andrews faz um bom trabalho, presentando grandes temas históricos que atravessam todos os países americanos- como as guerras de independencia, a política governmental de embranquecimento da população, e a opressão dos negros – e analisando os efetos e consequencias em cada país.

Com a maior população de afro-descendentes na região, o Brasil recebe muita atenção, e o autor fala sobre a capoeira assim como outras tradições com raízes africanas como samba, que com tempo viraram manifestões que definam mesmo as culturas dos países da América Latina.

Aqui, presentamos um pouco do que Andrews escreve sobre a capoeira:
… Essa foi a arte marcial chamada capoeira, uma combinação de dança e kick-boxe com raízes na Angola que foi desenvolvido pelos escravos africanos num estético distinctamente do “Novo Mundo”. A palavra e a manifestação aparecerem pela primeira vez nos anos 1770s em documentos brasilieros. Nos anos 1790s e no começo do século 1800, os capoeiristas já estavam se organizando em maltas, ou gangues, que se tornaram uma parte importante da vida urbana no século XIX no Brasil…

… as maltas da capoeira foram feitos só por homens e tinham códigos rígidos de discrição e lieldade. Traição desses códigos resultava em punicão, até e incluindo a morte… a capoeira era ligada com os cidades portuais e o mar…

…as maltas do Rio de Janeiro tentaram controlar o empregamento de stevedores no caís. Quando foram frustrados, começaram forçar comerciantes a pagar para “proteção”, e outros crimes, dividindo a cidade em territórios e brigando com violência entre si. As maltas melhoraram um pouco sua fama em 1828, quando ajudaram o exército derrotar uma amotinação por mercenários alemães e irlandeses. Durante a segunda parte do século, tentaram estabelecer conexções com patrões poderosos, se alugando como “guarda-costas” à políticos importantes e comerciantes. Mas… a violência das brigas entre as maltas provocou maior repressão policial e em 1890, prohibiram “o exercico de agilidade e destreza corporal conhecido como a capoeira.”
E mais tarde no livro:
Os autoridades brasileiros entrarem em guerra contra a capoeira que foi prohibido por uma estátua federal em 1890. No Rio de Janeiro, os policias prenderam mais de 600 capoeiristas e os mandaram para a colônial penal na Ilha de Fernando de Noronha, longe do resto do país. As maltas foram eliminadas do então capital, e de todos as cidades brasilieros além de Salvador, onde a repressão policial continuou até os 1920s e os 1930s. Segundo da velha guarda da capoeira, os policias amarravam os capoeiristas aos cavalos e corriam pelas ruas, arrastando-os até a delegacia. Então, eles dizeram que sempre praticavam perto das delegacias para não ser arrastados muito longe.
O livro tem muito mais informações bem interessantes. Presentamos outros trechos no futuro.

"Afro-Latin America 1800-2000" está disponivel no acervo da FICA-DC agradecido à DC Commission on the Arts and Humanities.
  

Nenhum comentário: