5.4.10

Lembrando M Pastinha hoje

  
Neste dia no ano 1889, nasceu Vicente Ferreira de Pastinha. Faria 121 anos hoje!

Neste lindo trecho do livro “Capoiera Angola - Ensaio Sócio Etnografico” o escritor, anthropólogo e folclorista Waldeloir Rego escolha uma parte de um livro de Jorge Amado quec fala sobre Mestre Pastinha:

Na bonita e oportuna crônica, "Conversa com Buanga Fêlê, também conhecido como Mário de Andrade, chefe de luta em Angola", Jorge Amado volta a se manifestar sôbre Pastinha, neste passo: - “Vejo-me encostado à janela de um sobrado do Largo do Pelourinho e um homem de idade, maior de setenta anos, com a vista ameaçada, pequeno e ágil como um gato, está a meu lado e conversa comigo. Somos velhos amigos, nem me lembro mais quando nos conhecemos e desde quando acompanho sua gloriosa trajetória.” É um dos mestres da cultura popular baiana, êsse negro de voz macia e rosto alegre que envelhece em sua escola de capoeira de Angola e dança e luta melhor do que qualquer dos jovens de rijos músculos adolescentes. Falo de Mestre Pastinha, um dos maiores capoeiristas que a Bahia já produziu. Acabou de dançar um samba de Angola e se prepara para lutar.

- Aqui – diz-me êle – pratico a verdadeira capoeira de Angola e aqui os homens aprendeem a ser leais e justos. A lei de Angola, que herdeu de meus avós, é a lei da lealdade.

Os berimbaus da corda tocam a música ritual, chamando os lutadores. Mestre Pastinha enche a sala com sua presença, sua agilidade, seu bale alucinante. A Capoeira de Angola, a luta brasileira por excelência.”

Pastinha é realmente uma das grande figures da vida popular da Bahia. De todos os capoeiristas foi um dos que mais viajaram, em exhibições com a sua Escola e um dos poucos atravassar o Atlântico e chegar até o continente africano, como convidado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, para integrar a delegação brasileira, junto ao Premier Festival International des Arts Nègres, de Dakar, realizado em abril de 1966.


Iê, Viva Pastinha!
  

Nenhum comentário: