30.4.09

Havaí, EUA: encontro com M Jurandir

Uma nota de Joe, o líder do grupo de estudos da FICA em Havaí sobre o encontro lá com Mestre Jurandir, Contramestre Silvinho e Treineu Daniel da FICA-Oakland.
Festival de Artes Afro-brasileiras
Hilo, Havaí março 2009

Treineu Daniel chegou na tarde de terça-feira no pequeno aeroporto de Hilo, Havaí. A noite e o dia seguinte, ele deu aula que todo o mundo gostou e apreciou. O grupo já estava treinando bastante, além de organizar eventos para leventar fundos e fazer todas as preparações necessárias para o encontro. Mas, a energia positiva de Daniel nos inspirou ainda mais. Saltando e flutando, tentamos pegar a mandinga e manha dos seus movimentos. Daniel trabalha sério e ama Capoeira Angola.

Às 4:30 horas no dia seguinte saimos para visitar Pele, a deusa do fogo da terra. Além da lava preta, chamada hoi do hoi do pa, vapor escapou das rachaduras na terra. Fios vermelhos dourados do cabelo de Pele disparou para o céu, encontrando Kapo, a deusa do oceano e do mistério. A lua cheia estava descendo enquanto o sol levantou o outro lado do céu, um momento imaculado de criação e a destruição. Pele estava amável aquele dia. De tarde, descansamos na praia da areia preta e mais tarde fizemos um reino duro e falamos sobre a capoeira até que dormimos.

O dia seguinte, Daniel e eu fizemos trilha no mato na procura de água doce. Nadamos em baixo de grandes cachoeiras, cheias depois da chuva. Após, fomos ao aeroporto para encontrar Mestre Jurandir. Encontramos ele, e fomos direitamente para fazer aula. Mestre deu uma aula de música e movimentação. A aula de Mestre Jurandir é sempre um desafio fisicamente, emocionalmente, e espiritualmente. Sentimos muito humildade quando ele nos lembrou com paciência da importância do movimento da ginga.

O dia seguinte, visitamos um caldo de aqua quente, ao lado do mar, um lugar que Mestre adora. Passamos muitas horas descansando na água antes de voltar. Pegamos Contramestre Silvinho no aeroporto e fomos para a abertura do encontro.

Com todos os convidados presentes, chegou o dia para que o grupo tinha trabalhado tanto para realizar. Depois de mais uma aula de movimentação, M Jurandir deu uma aula de música e falou da importância de fazer uma conexção com os ancestrais. Inspriados, cantamos profundamente e com muito emoção.

Contramestre Silvinho deu aula sábado de manha. Foi uma aula linda. Senti várias emoções. Senti a força de ter meu mestre e meus professores presentes superou o sozinho que sinto de vez em quando lutando para continuar minha pratica da Capoeira Angola na sua ausência fisical. Esperei qie aula nunca terminaria.

Depois da oficina, Mestre deu uma palestra sobra seu trabalho em Moçambique, África. Fo legal aprender como a Capoeira Angola está reunindo pessoas lá, homens, mulheres e crianças, sempre deafiando o statu quo. Foi legal saber que temos irmãos da Capoeira Angola na África.

Depois da palestra, um sambista da area, Jesse Seymore fez uma oficina com o grupo. Ele mostrou o que ele tinha aprendido durante sua visita à Salvador, Bahia. Depois da oficina, fizemos uma roda, e depois da roda, uma apresentação de samba carioca. A energia estava alta, e Silvinho pegou o atabaque e Mestre pegou o conga e a festa começou. Todo o mundo dançou com muito alegria.

O último dia do encontro chegou, e decidimos de cancelar a aula de manha por causa da samba que tinha rolado até tarde. Tocamos mais percussão e Lisa Dixon deu uma aula de samba, estilo carioca e estilo baiano.

Depois, fizemos uma aula de berimbau com M Jurandir. Teve vinte berimbaus tocando, uma coisa que nunca tinha acontecido antes na Ilha Grande de Havaí. Lindo. Encerramos o encontro com uma roda linda, todo o mundo jogou, cantou, e se divertiu.

Agradeço muito a Mestre Jurandir, Contramestre Silvinho, e Treineu Daniel, e todo o grupo de estudo de FICA-Havaí para realizar este evento.
Massa, Joe. Muito obrigada pelo relatório.

Você gostaria de compartilhar sua experiência de um evento da Capoeira Angola? Entre em contato com nos: ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com