12.11.08

Maputo, Moçambique: V Conferência Africana

From Mocambique

FINALMENTE!
UM RELATÓRIO DE MOÇAMBIQUE!
MULHERES SÃO MANINGUE NICE!

Em julho, Deepa e Bessa de FICA Oakland tiveram a oportunidade de viajar com Mestre Jurandir e participar na V Conferência Africana Capoeira Angola em Maputo, Moçambique. Mestre Jurandir tem viajano à Moçambique para os últimos quatro anos para apoiar o grupo de estudo da FICA. Inesperadamente, não há muitos grupos de Capoeira Angola na África. Em Maputo nós contamos dois grupos, e na África do Sul não ouvimos de nenhum grupo que jogam só Capoeira Angola de capoeira. A turma que treina com Mestre Jurandir em Maputo conheceu o mestre durante sua primeira visita à Maputo e no jeito clássico dos angoleiros se apaixonaram pela Capoeira Angola e deixaram as outras paixões para se dedicaram
à Capoeira Angola e treinam sob a liderança de Mestre Jurandir.

From Mocambique

Sobre Mo
çambique

O grupo tem grande para um grupo de Angola com 15-20 pessoas, principalmente jovens com menos de vinte anos de idade, e duas meninas começaram de treinar enquanto estavamos visitando. E têm talento! Os jovens com menos de um ano de capoeira, ou um ano e meio estão jogando muito bem, com muita mandinga. Têm um grupo maravilhoso de crianças.

Fizemos parte da 5a Conferência Africana de Capoeira Angola e eles tinham muita paciência e ficaram com nos a maioria do evento. Deepa e eu ajudamos com uma oficina no sábado, tocamos berimbau nas rodas, e fizemos uma palestra sobre Mulheres em Capoeira. Não há muitas mulheres nos grupos de Angola, algumas estrangeiras mas não muitos mocambicanas. Perguntamos ao todo o mundo por quê eles acham que há poucas mulheres que treinam capoeira. Fomos em volta e tivemos todo o mundo dizer o que eles pensaram que as razões eram que mulheres não treinaram capoeira. Surgiram várias razões - seus pais não as deixam, a aula acaba tarde demais para elas estar na rua, elas pensam que capoeira é só para homens, e estão intimidadas. Discutimos sobre a importância da mulher dentro da capoeira, segundo a filosofia de Mestre Pastinha que é para mulheres e homens aprender e jogar capoeira juntos. Falamos sobre a ideia de como capoeira é uma nova manifestição cultural em Mocambique existe a oportunidade de criar a tradição da presença de mulheres e homens, diferente do que no Brasil onde passaram muitos muitos anos enquanto mulheres não jogavam.

As meninas prometeram tentar de convidar a seus amigos, e alguns dos meninos disseram que eles quiseram fazer um esforço trazer seus amigos também e assegura-se que eles sentem-se confortável. Em fim, foi massa. As meninas nós inspiraram muito. O problema, no entanto, é que há uma cultura na qual mulheres não têm as mesmas posições na sociedade como homens e não se tratam como iguais. Estou feliz dizer que quando voltei em agosto, mais duas mulheres estavam treinando!

From Mocambique

A cidade de Maputo me lembra do Brasil- as ruas, as pessoas, todo o mundo falando português. Mas quando você chega mais perto, vê que todas as mulheres estão vestidas de capulans - um tipo de tanga de tela africana; você ouve Shingana e outras linguagens africanas - e se lembra que está na África. Embora que hoje em dia a Capoeira Angola não esteja muito popular na sua terra natal, o angoleiros lá são dedicados, e são uma inspiração aos todos os angoleiros no mundo.

Parece uma viagem muito interessante e productiva.

Se vocês leitores quiseram ajudar o grupo em Maputo, Bessa compou algumas belas capulans que estão de venda para apoiar o grupo em Maputo. Sei que FICA-DC têm algumas. Se tiver interesse, envie um e-mail: ficadc (em) hotmail (ponto) com.

Agradecemos a Bessa de FICA-Oakland para o relatório.

Um comentário:

Valquíria Martins disse...

Mestre Jurandir... "Meu Mestre"

Um homem abençoado por Deus!!!

Vc é um grande colaborador, da nossa Cultura.