23.9.08

Celebrando capoeira em Washington, DC, EUA

Nós que treinamos na Rua Euclid no. 733 celebramos capoeira todos os dias em Washington, DC, mas no dia 13 de setembro de 2008, a embaixada brasileira realizou um evnto em honra de registro da capoeira como um patrimônio cultural brasileiro na capital dos Estados Unidos de América, Washington, DC.

FICA-DC começou a celebração cedo com uma roda na noite da sexta-feira para Mestre João Grande que fez a viagem a DC com seu estudante Bujão. A energia foi muito boa e estávamos realmente felizes em receber Mestre a nossa escola depois de quase uma década desde que sua última visita.

A celebração da embaixada aconteceu no Museu da Cidade que se localiza no centro da cidade. Centenas de pessoas vieram; capoeiristas assim como cidadãos interessados. O evento começou com um debate sobre a capoeira dirigido por Mestre João Grande, Fred Abreu do Insituto Jair Moura em Salvador, e Mestre Camisa de Abadá Capoeira. Fred Abreu falou sobre a história de capoeira, João Grande falou sobre suas raizes na capoeira, e Mestre Camisa falou sobre a história recente de capoeira e suas viagens pelo mundo.

Muitos capoeiristas vieram para ouvir o debate, assistir um pouco do filme "Mestre Bimba, Um Capoeira Illuminado", almoçar, e jogar a capoeira sob o sol quente de setembro. Foi uma roda divertida, dirigida por Mestre João Grande com Mestre Jurandir da FICA e Mestre Camisa. Havia também outros mestres da Capoeira Regional, contramestres, e professores aí. Fizemos um roda Angola-Regional que durou algumas horas, e depois um bloco de reggae de samba de mulheres fez um show que deixou todo mundo dançando em frente do museu.

Para fechar nosso dia longo e feliz, angoleiros e regionais sentaram-se a jantar junto em Adams Morgan.

A celebração foi parte do lançamento última edição da revista da embaixada brasileira, Textos de Brasil. Esta edição é dedicada a capoeira. É muito bem-feito, e sim, você logo verá trechtos da revista aqui no blog, mas no enquanto, a revista está disponível para leitura em nossos arquivos.

Agradeçemos a todos que participaram!

Vejam as fotos de JohnC.


E as de Akua.

Nenhum comentário: