22.6.08

Valença, Bahia: a segunda reunião agropecologíca

Mais uma reunião para os fãs de permacultura e Capoeira Angola:

Permangola : II Reunião Agropecologíca (Agricultura, Permacultura, Construção Ecologíca e Capoeira Angola)

A semente do Kilombo Tenondé esteve sendo plantada a séculos nos Quilombos brasileiros. Reconhecemos as novas formas de opressão na sociedade moderna e industrial. Usando de espaço e de atividade, o Kilombo Tenondé promove a regeneração da criatividade, do pensamento e de ideais; busca a reconstrução da estrutura comunitária, hoje enfraquecida.E aqui estamos hoje
"Ação no Kilombo" são uma série de práticas e palestras sobre sistemas alternativos de construção, agricultura e energia. Estaremos desvendando os primeiros passos para a sustentabilidade, aqui em Coutos Salvador/BA no Subúrbio Ferroviário, em Valença Salvador/BA e no restante do mundo.

Agrofloresta: é um dos mais eficientes métodos para revitalização e diversificação de campos, produzindo alimentos e resultando em áreas verdes.
Tópicos: Tipos de Agrofloresta- Organização e preparação de sementes e mudas- Prática de campo.

Permacultura: Criada na Austrália na década de 70 e atualmente difundida pelo mundo, Permacultura reúne conhecimento tradicional e novas técnicas no intuito de criar soluções permanentes, baseando-se na inteligência natural.
Tópicos: Design e Zoneamento- Água: coleta, armazenamento e reciclagem- Manejo do solo.

Bioconstrução: Usando materiais de baixo impacto ambiental (terra, bambu, reciclagens, etc), a Bioconstrução conjuga técnica e criatividade no desenvolvimento de habitações humanas e animais, criando sistemas naturais para tratar água e resíduos, estruturando o sítio para produção ou mesmo conectando funcionalidade e conforto nas casas e jardins.
Tópicos: Bambu- manejo e uso Adobe: técnica e construção, Biorremediação de água.
Para maiores informações, entre em contato com M Cobra Mansa.

Um comentário:

Gustavo H. S. Queiroz disse...

Olá colegas do FICA!
Gostaria de saber aonde vcs estão localizados em Valença/BA.

Gostaria de conhecer o local onde vcs realizam esses trabalhos com bambo, terra, agroecologia.

Agradeço desde já e Aguardo resposta.

Parabéns pelo trablaho

Ass. Gustavo Hs. Queiroz de São Paulo/SP