4.5.08

Mestre Pastinha no cais da Bahia

Mestre Bola Sete tem escrito vários livros e artigos sobre a capoeira. No seu livro, A Capoeira Angola na Bahia, ele conta histórias de Mestre Pastinha, Besouro Preto, e outros mestres. O livro tem também um catálogo de movimentos e de músicas, muitas escritas por Mestre Pastinha.

Nesse trecho, Mestre Bola Sete se lembra uma histórinha de Mestre Pastinha:
Conheço mutias histórias sobre o Mestre Pastinha. Algumas delas passo a expor:

Antonio Maré, famoso capoeirista do passado e grande amigo do Mestre Pastinha, levou-o certa vez para jogar capoeira no cais da Bahia onde ele era conhecido apenas pelo nome. Lá chegando, abaixou-se ao "pé do berimbau" para vadiar com um dos capoeiristas do local. Começando o jogo, os outros capoeiristas, companheiros que estava jogando com o mestre, gritavam a todo momento: "Vai depenar o pinto, hem fulano?" Mas, para surpresa dos mesmos, o "pinto" sempre levava melhor. Terminando a brincadeira, todos os capoeiristas insistiram junto a Antonio Maré, que era bastante conhecido no local, para que dissesse o nome de seu companehiro. Antonio Maré então revelou: " Este é o famoso Mestre Pastinha." Ao ouvirem tal declaração todos cumprimentaram e elogiaram o mestre e um dos capoeiristas presentes acresentou: "Logo vi, com esse jogo e essa manhã, só poderia ser Pastinha."

O livro é bom, e é super legal ler as histórias dos velhos mestres nas ruas da cidade de Salvador. Achei o livro, A Capoeira Angola na Bahia por Mestre Bola Sete, na bibioteca da FICA-Bahia, mas com certeza pode também comprar de Mestre Bola Sete.

Nenhum comentário: