13.5.08

Hoje, cento e vinte anos atrás...

Cento e vinte atrás nesse dia, a escravidão no Brasil foi abolido por decreto assinado pela Princessa Isabel. Desde esse dia, grupos diferentes tem lutado por definer o significado e a importância do dia na historía do país. O ano passado, falamos sobre a história da lei. Esse ano, presentamos um trecho de um artigo, “Realez portuguesa e escravidão negra” esrito por João José Reis, professor titular de História da Universidade Federal da Bahia e autor de Rebelião escrava no Brasil: a história levante dos males em 1835. O artigo foi publicado em março de 2008 no jornal, Ìrohìn e fala sobre a luta por definer esse dia no Brasil:
… No dia 13 de maio de 2008, terão passados cento e vinte anos desde que a princesa Isabel assinou decreto abolindo a escravidão no Brasil, o ultimo país Americano a cuidar disso. A Abolição não foi um negócio resolvido apenas entre o parlamento e o palácio real. Os escravos contribuíram, em lutes individuais e coletivas, para o declínio e queda do império escravista. As fugas em massa que eles empreenderam nas vésperas da Abolição definiram o desfecho final. E quando os escravos souberam de sua vitória comemorarem, junto com a população negra já livre e com simpatizantes da causa. Comemorarem com tal énfase que autoridades e ex-senhores se assustaram, pensando que à Abolição poderia seguir uma revolução…

… Em palestra recente [Walter Fraga Filho] falou das suas novas pesquisas, que trata, entre outros assuntos, da memória da escravidão e das celebrações do 13 de maio nos anos que se seguiram à emancipação. Ele observou que a comunidade negra se empenhava em renovar a cada ano os festejos e aproveitava a ocasião para reivindicar o que não lhe for a concedido quando os escravos se tornaram livres. Mostrou que essas comemorações foram pouco a pouco se esvaziando e explica que a razão era justamente que os poderes constituídos e a clase dominante branca buscavam desta forma esvaziar aquelas reivindicações.

O leitor ainda deve se lembrar de que, por ocasição do Centenário da Abolição, vinte anos atrás governo e mídia tentaram fazer da efeméride um momento de ufanismo nacional. Foram os movimentos negros que deram um basta ao tom celebrativo e exigiram políticas públicas que favorecessem os negros…

… Pois bem, aqui estamos diante dos centos e vinte anos da Abolição e o silêncio “abre as asas sobre nós”.. é preciso fazer barulho, é preciso não deixar que essa data passé em branco porque ela é boa para pensar na desigualdade racial, no racismo em nosso país e nas medidas que devem ser tomadas pelos poderes públicos para extripar, como diziam os abolicionistas, este “cancro” de nosso meio.

Como você pensa que o 13 de maio será lembrado no Brasil cento e vinte anos no futuro?

O artigo inteiro está disponível para ler no acervos da FICA-DC.

Nenhum comentário: