9.12.07

A história da Academia de João Pequeno de Pastinha


Esta história vem de um artigo escrito em junho desse ano para o jornal o Diário de São Jorge, localizado na cidade de São Jorge, Goiás.

Inaugurada em 1982, após a morte de Mestre Pastinha, a Academia de João Pequeno de Pastinha teve grande influência sobre a recuperação do Centro Histórico de Salvador…

…No início dos anos 1980 a Capoeira Angola era praticada apenas em duas ou três academias na cidade de Salvador. Eram grupos de resistência, que se mantinham realmente comprometidos com a difusão de uma filosofia de vida e não apenas na formação de "grupos folclóricos"…

O processo de renovação dos angoleiros foi muito comprometido nesta época e poucos resistiram às influências dos movimentos de esportização e folclorização da capoeira. Neste contexto, nasceu a Academia de João Pequeno de Pastinha.

Criada para combater essa tendência, a academia transformou-se em um importante elemento de revitalização da Capoeira Angola, resgatando a linha de Pastinha. O próprio mestre legitimou João Pequeno para a condução desse processo. "Eles (se referindo a João Pequeno e João Grande, seus dois contramestres de então) serão os grandes capoeiras do futuro, e para isso trabalhei e lutei com eles e por eles. Serão mestres mesmo, não professores de improviso como existem por aí e que só servem para destruir nossa tradição que é tão bela. A estes rapazes ensinei tudo o que sei, até o pulo do gato. Por isso tenho as maiores esperanças em seu futuro" (Diário de Notícias 3/10/1970)…

Leia o artigo inteiro aqui.

Se vc tiver uma história, uma memoria, uma foto, um artigo, um desenho, ou outra coisa relacionado a M João Pequeno que gostaria de compartilhar com nossa communidade, enviá-lo para nos a ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com, e o postaremos!

Nenhum comentário: