13.5.07

13 de maio: Dia da falsa abolição

Nesse data em 1888, Princessa Isabela do Brasil, enquanto seu pai Dom Pedro II estava viajando na Europa, assinou A Lei Áurea que extinguiu de vez a escravidão. O Brasil era o último país nas Américas de abolir a escravidão.

A campanha abolicionista, liderado pelo advogado Joaquim Nabuco, com pressão da Inglaterra (cujo queria criar um mercado mais competetivo para a agricultra das suas colônias), e o declínio do lucro do sistema da escravidão relacionado com a imigração de europeos pobres, criou um ambiente para a Lei Áurea.

Antes da Lei Áurea, foram alforridos os escravos com mais de 65 anos de idade em 1885 com a Lei do Rio Branco, embora que poucos escravos chegassem a essa idade. Em 1871, a Lei do Ventre Livre "liberou" os filhos nascidos das escravas, só que tinham que servir os senhores das suas mães até completavam vinte e um anos. O tráfico negreiro foi abolido em 1850.

Hoje em dia, muitos brasileiros consideram o dia 13 de maio como o "Dia da Falsa Abolição" porque a Lei Áurea não promovia a cidadania nem melhorava a vida dos escravos, com educação ou uma recompensa de terra ou dinheiro.

Assim, uma princessa benevolente não deu a liberdade aos negros no Brasil. Os negros lutaram, e continuam lutando, para liberdade política, social, e econômica num país controllado, em grande parte, por uma elite branca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito