12.4.07

Mestre Russo é O Zelador

Mestre Russo cantando no pé do berimbau. (foto do filme)

Lançará um documentário sobre Mestre Russo, quem é responsável para a roda de Caxias no Rio de Janeiro, chamado O Zelador. O website do filme tem muito informação sobre a vida de Mestre Russo. Não sei se o website exista também em português, então traduzco aqui um pouquihno.

Falando em Mestre Russo, o website diz:

No dia 13 de julho de 1973, um grupo de meninos se encontraram para jogar capoeira. Um dos meninos foi Jonas Rabelo, chamado pelo apellido Russo. Hoje em dia, os encontros continuam, conhecidos como a roda de Caxias que talvez seja um das rodas mais tradicionais no mundo. A roda de Caxias tem um papel integral na história da capoeira, mestres importantes têm sido parte da roda e ela sobreviveu os problemas politicais dos anos 70s e 80s quando qualquer manifestação cultural estava perseguida. Mestre Russo ficou parte da roda por todo este tempo. Ele reconheceu o valor cultural da roda e ele se dedicou a vida a preservação da roda de Caxias…

…A Baixada [Fluminense] é a quente, humida, e violenta origem da maioria da população de baixa-renda do Rio, que vai diariamente para trabalhar na cidade. Jonas Rabelo… vai à cidade para trabalhar como zelador de um prédio no centro, para apoiar a mulher e os dois filhos…

…Na roda, um bom capoeirista se chama atenção fazendo alguma coisa especial enquanto joga. Mestre Russo sempre anda alinhado com sapato de couro e um chapeu tipo “Panama”. Russo é famoso por empurrar seus adversários fora da roda com chapas poderosas... As vezes, ele aperta o jogo, e como se tivesse uma faca escondida, põe a mão na bolso, e a tira rapidamente, fingindo de cortar o pescoso do adversário, evocando a violência das maltas do velho Rio de Janeiro. No momento seguiente, ele dá um sorriso para mostrar que foi nada mais de uma brincadeira. Em outros momentos, ele tira o chapeu para distrair o adversário, e com o adversário distraido, ele lhe dá uma cabecada.
Não temos informação nenhuma sobre o lancamento do filme. Se vc saiba algo, faz o favor nos informar.

Até os bichos na Baixada Fluminense são valentes! (foto do filme)

Agradeçemos Jason de Baltimore por o link ao website.

Nenhum comentário: