18.4.07

Palavras de Mestre Jurandir

Em 2002, Mestre Mano, do Grupo Flor da Gente no Rio de Janeiro, fez uma entrevista come Mestre Jurandir da FICA. Aqui está um extrato:
F.G: Mas você começou a praticar a capoeira mesmo como uma "arma", um esporte, quando?

Mestre: Eu, na verdade, comecei a aprender capoeira da forma que ela é jogada, que até aí, estou falando, que eu não tinha definição do que era capoeira Angola ou Regional, o que foi e o que era a capoeira. Eu comecei capoeira quando eu vi uma roda em Caxias (foi a primeira vez que joguei em Caxias), foi na festa de Santo Antônio, e daí eu percebi o que era a capoeira, e aí eu comecei a me encontrar com o Mestre Cobra Mansa e a gente sempre estava procurando outros grupos, outras rodas e aulas de capoeira e começamos a frequentar a Quinta da Boa Vista, Flamengo, Central do Brasil, essas rodas que aconteciam em Nova Iguaçu, e daí começamos realmente a nos envolver com a capoeira, e como ela era né, jogada e cantada, mas não nessa forma mais conscientizada que é hoje a capoeira Angola.

F.G: Por que você redobra sua atenção quando alguém te convida para o passo a dois ou pra chamada de mandinga?

Mestre: Eu redobro porque é como eu falei, quando uma pessoa está jogando com você, você está ali mais atento, né. Você tá ali, você tá em jogo, você tá em movimento com o seu camarada de jogo, mas desde o momento que ele pára e faz uma chamada pra você como eu falei pra você, quando eu paro e faço a chamada, ali já tá tudo planejado: o que eu vou fazer com o meu camarada, como eu tenho certeza que quando a pessoa me chama tenho quase certeza que ela também tá preparada pro bote, o bote tá preparado. Agora tem gente que vai e nem sabe, tem gente que nem sabe porque tem chamada, tem gente que não sabe bem responder ou como, vai responder.
É sempre legal ouvir dos “tempos boms” dos mestres. Sabe a história do seu mestre? Existe uma entrevista com seu mestre? Se existe, envie-a a nosso blog, e a colocamos. Se não existe, faça lá!

Nenhum comentário: