19.12.09

D.F., Brasil: semana aberta em janeiro

    
A Semana Aberta

Com o objetivo de fortalecer os laços entre os praticantes de capoeira angola e seus apreciadores, a FICA-DF vem convidá-los a participar da
“Semana Aberta”.

O objetivo desta vivência é apresentar os trabalhos realizados por esta instituição através de práticas que serão organizadas e divididas conforme os dias da programação, realizando, dessa forma, atividades em todas as suas vertentes.


Programação

11/01 (19:30 as 22:00) - Aula de Movimentos

12/01 (19:30 as 22:00) - Aula de Instrumentos**

13/01 (19:30 as 22:00) - Aula de Movimentos

14/01 (19:30 as 22:00) - Aula de Instrumentos**

15/01 (19:30 as 22:00) - Aula de Movimentos

16/01 (09:00 as 13:00) - Roda de Enceramento / 1º Roda de 2010
¨tudo de branco¨ e Feijoada da FICA****

Local: Praça do Bosque, lote 09, Candangolândia-DF
Contato: (61) 8530-1874 / 9829-9680 – Chico

* Não é permitido participar de aulas avulsas
** Trazer seu instrumento
*** Custo 1kg de alimento não perecível
**** Valor do convite para a feijoada R$10,00

A FICA-DF

A Fundação Internacional de Capoeira Angola-DF (FICA-DF) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o ensino e a prática da Capoeira Angola nos âmbitos nacional e internacional, a partir da sua afirmação como forma de expressão da cultura afro-brasileira e como via de projeção de valores referentes ao universo cultural dos descendentes de africanos no Brasil.

Ainda que a prática da Capoeira Angola esteja diretamente ligada à conquista da sobrevivência e ao fortalecimento da auto-estima individual e coletiva dos afro-brasileiros, a sua capacidade de agregação a torna capaz de envolver povos do mundo inteiro. Por intermédio da Capoeira Angola, nós da FICA-DF, acreditamos poder contribuir para a humanização dos espaços sociais urbanos e para a construção de uma sociedade mais tolerante e menos excludente.

A FICA-DF está integrada ao ICAF (the International Capoeira Angola Foundation), uma rede internacional fundada em Washington-DC pelo mestre Cobra Mansa, que abrange 11 núcleos nos Estados Unidos, 06 no Brasil, 02 na Europa, além de 01 no México e outro na África.

Nossos Objetivos

Analisando a forma como alguns capoeiristas, principalmente angoleiros, comportam-se nas rodas de capoeira, percebe-se que, além dos movimentos destemidos, ritmados aos sons de variados instrumentos de percussão, nota-se um mistério à sua volta, enigma este que talvez seja fonte de todo o encanto e beleza do seu jogo. Tendo em vista essa preocupação em exaltar o lado espiritual da arte, mostrando a outra face da capoeira, a FICA possui como objetivo formar capoeiristas completos, pessoas que compreendam que fazer capoeira não é simplesmente executar coreografias e movimentos acrobáticos, mas também buscar o conhecimento do legado negro, através da ancestralidade e transmitindo o mesmo por meio dos rituais da Capoeira Angola (música, prática física, conhecimento histórico e afirmação política), além da busca constante das fontes de energia e mandinga.
   

Nenhum comentário: