28.1.09

Comendo sarapatel com o Querido de Deus

Em 1944, o famoso escritor baiano Jorge Amado escreveu um guia turistico sobre a cidade de Salvador da Bahia de Todos os Santos. No guia, ele escreveu sobre as ruas, os bairros, os mistérios, e as personagens da cidade maravilhosa que Amado adorava. O guia foi publicado em 1945.

No capitúlo sobre as "Personagens" da cidade, Jorge Amado escreveu sobre varios capoeiristas, inclusive Samuel Querido de Deus, um capoeirista que também tem um papel em vários livros do autor, inclusive "Capitães de Areia".

O Capoeirista

Já começaram os fios de cabelo branco na carapinha de Samuel Querido de Deus. Sua cor é indefinida. Mulato, com certeza. Mas mulato claro ou mulato escuro, bronzeado pelo sangue indígena ou com traços de italiano no rosto anguloso? Quem sabe?

Os ventos do mar nas pescarias deram ao rosto do Querido de Deus essa cor que não é igual a nenhuma côr conhecida, nova para todos os pintores. Êle parte com seu barco para os mares do sul do Estado onde é farto de peixe. Quantos anos terá? É impossível saber nesse cais da Bahia, pois há muitos anos que o saveiro de Samuel atravessa o quebra-mar para voltar, dias depois, com peixe para a banca do Mercado Modelo. Mas os velhos canoeiros poderão informar que mais de sessenta invernos já passaram desde que Samuel nasceu. Pois sua cabeça já não tem fios brancos na carapinha que parece eternamente molhada de água do mar? Mais de sessenta anos. Com certeza.

Porém, ainda assim, não há melhor jogador de capoeira, pelas festas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na primeira semana de Dezembro, que o Querido de Deus. Que venha Juvenal, jovem de vinte anos, que venha o mais célebre de todos, o mais ousado, o mais ágil, o mais técnico, que venha qualquer um, e Samuel, o Querido de Deus, mostra ainda é o rei da capoeira de Bahia de Todos os Santos. Os demais são seus discípulos e ainda olham espantados quando êle se atira no rabo-de-arraia porque elegância assim nunca se viu. E já carapinha tem cabelos brancos…

Existem muitas histórias a respeito de Samuel Querido de Deus. Muitas histórias que são contadas no Mercado e no cais. Americanos do norte já vieram para vê-lo lutar. E pagarm muito caro por uma exibição do velho lutador.

Certa vez seu amigo foi procurá-lo. Dois cinematografistas queriam filmar uma luta de capoeira. Samuel chegara de pescaria, dez dias no mar e trazia ainda nos olhos um resto de azul e no rosto um resto de vento sul.

Prontificou-se. Fomos em busca de Juvenal. E, com as máquinas de som e de filmagem, dirigimo-nos todos para a Feira de Água dos Meninos. A luta começou e foi soberba. Os cinematografistas rodavam suas maquinas. Quando tudo terminou, Juvenal estendido na areia, Samuel sorrindo, o mais velho dos operadores perguntou quanto era. Samuel dissa uma soma absurda na sua língua atrapalhada. Fôra quanto os americanos haviam pago para ver vê-lo lutar. O escritor explicou então que aqueles eram cinematografistas brasileiros, gente pobre. Samuel Querido abriu os dentes num sorriso compreensivo. Disse que não era nada e convidou todo mundo para comer sarapatel no botequim em frente.

Podeis vê-lo de quando em quando no cais. De volta de uma pescaria com seu saveiro. Mas com certeza o vereis na festa da Conceição da Feira derrotando os capoeiristas, pois êle é o maior de todos. Seu nome é Samuel Querido de Deus.

Histórias como esta são maravilhosas, e é muito importante para a gente lembrar-se e passar essas histórias da velha guarda da capoeira para as novas gerações, especialmente hoje em dia que a capoeira está se espalhando pelo mundo inteiro rapidamente e não todos os grupos tem um mestre para orientar-se.

Você tem uma história para compartilhar com a comunidade? Pode mandar para nos, e a postaremos.

2 comentários:

Haroldo Paulista disse...

Olá, gostaria de saber quem responde pela FICA-DC Archives Commission e como entrar em contato.
Abs,

Haroldo Paulista
Treinéu
Grupo Nzinga de Capoeira Angola
www.blogdotreineu.blogspot.com

FICA-DC Archives Commission disse...

amigo, mande um email para ficadcarchives(arroba)gmail(ponto)com

quero conversar com vc.