17.1.08

Hoje na Bahia: A Lavagem do Bonfim

Hoje em Salvador, Bahia, celebram a Lavagem das Escadarias da Igreja do Bonfim, A festa é um dos maiores que mistura a religão católica com o candomblé. Nosso Senhor do Bonfim correspomde com o orixá Oxalá, o pai de todos os orixás. O cor de Oxalá é branco, então todo o mundo se veste de branco.

Depois de uma missa bem cedo de manhã, uma procissão de algumas 200 baianas, vestidas em roupa típica e carregando jarros de água de cheiro e flores, sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia que fica na Avenida Contorno que liga a Cidade Baixa á Cidade Alta de Salvador.

Elas seguem a pé pela Cidade Baixa, andando alguns dez quilômetros em baixo do sol quente até o Largo do Bonfim. No caminho, há barracas vendendo comidas típicas e bebidas para refrescar o multidão de moradores de Salvador, artistas, políticos, batucados, capoeiristas, turistas, jornalistas, e outros que seguem o cortejo em plena festa.

Ao chegar a Igreja do Bonfim, as baianas chegam na Igreja do Bonfim e lavam as escadarias com a água e vassouras enquanto cantam louvores ao Nosso Senhor do Bonfim e Oxalá. Quando termina a parte religiosa, a festa continua no Largo do Bonfim.

Se tiver sorte de estar em Salvador hoje, diverte-se! Se não, tem a Lavagem de 2009…

Um comentário:

Amanda Fortuna disse...

Pow muito massa dizem ki é muito bom la mais eu nunca fui espero um dia ir...