26.3.07

Mestre Valmir & as raízes da FICA-Bahia

Mestre Valmir no pé do berimbau com Mestre Bigodinho no espaço da FICA-Bahia.

Dentro do arquivo de FICA-DC, as velhas copias de “O Angoleiro” são um próprio arquivo profundissimo de entrevistas, artigos, dicas, músicas, desenhos, fotos, e poemas feitos por mestres, alunos, e amigos de capoeira. "O Angoleiro" era o jornalzinho que FICA publicou por quase seis anos. Ele foi dirigido por Sylvia Robinson de DC, cuja dedicação segurou que cada mês o jornalzinho apareceu na caixa postal dos angoleiros em varios partes do mundo. Era um grande trabalho que resultou em um verdedeiro tesoro de informação que hoje podemos aproveitar para sempre. Muito obrigada, Sylvia!

Aqui está um extrato de uma entrevista feita com Mestre Valmir quando veio a DC por três mêses em 1999. (Achei a entrevista só em inglês, então qualquer error com o portugues é meu, não dele!)

Começei de treinar capoeira em 1981 com o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) em Salvador. Treinei com o grupo até 1995. Meus mestres eram João Grande, Moraes, e Cobra Mansa. Ganhei o título de Contramestre em 1990. Quando estuve com GCAP, sempre tinha um trabalho fora da capoeira. Antes, trabalhei como torneiro mecânico. Quando treinava capoeira, também confecionei instrumentos e pesquisei sobre os instrumentos de origem-africana. Trabalhei por dez anos na commisão de instrumentos do GCAP. Eu era responsável para todos os instrumentos do grupo. Dei aula de capoeira por dois anos na Universidade de Feira de Santana, e trabalhei num projeto de instrumentos músicais, ensinando crianças como confeccionar instrumentos. Também, eu fez parte do Projeto Axé. Projeto Axé e GCAP trabalharam juntos; Projeto Axé tinha a estrutura e GCAP fazia o trabalho que era capoeira angola… GCAP me deu uma estrutura forte para começar meu próprio trabalho.

… O grupo começou de pensar em usar o dinheiro para nosso próprio espaço. Trabalhamos juntos com energia e concentração. A idéia de ter nosso próprio espaço estava crescendo. Pedimos ajuda de nosso pai spiritual, e ele falou que o grupo era forte e que tinha raízes. FICA quer dizer raízes e não criamos raízes na casa dos outros. Resolvemos conseguir nosso próprio espaço… Juntamos tudo e agora temos um novo espaço no Carlos Gomes, no centro de Salvador desde dezembro do ano passado. Agora, temos só capoeira no espaço, mas temos idéias e projetos para o futuro.

Hoje em dia, oito anos depois desta entrevista, Valmir é mestre de capoeira, o grupo tem varios projectos comunitarios, o espaço tem uma sala de computação, e todos os angoleiros que passam na Bahia sabem que não podem chegar nem um minuto depois das 9hs no sabado para participar numa das melhores rodas no mundo!

Nenhum comentário: