27.1.07

Três Perguntas ao Mestre Pastinha

Um dos objetivos desse blog é abrir nosso arquivo para o mundo. Por vinte-cinco anos, Mestre Cobra Mansa juntava artigos, livros, revistas, e todo tipo de informação escrita sobre a Capoeira Angola, os velhos mestres, África, etc, que agora estão organizados em nosso arquivo. Temos um monte de artigos bem interessante dos anos sesenta, inclusive algumas com entrevistas com Mestre Pastinha. Aqui estão três perguntas feitas ao grande mestre:

Mestre Pastinha, além do rabo de arria quais são os outros golpes na capoeiragem?
Seu moço, se dissermos os golpes, perde a graça da brincadeira. O senhor não gosta que conte o filme antes de ir ao cinema, não é? Nós também não gostamos de contar, de mostrar os golpes antes de aplicá-los.

Qual é a razão de os capoeiras olharem de lado quando jogam?
Esta é uma das manhas do jogo. Olhando-se de lado, impede o adversário perceba a direção de seus golpes. Observe como se fica confuso quando na rua duas pessoas se desparam frente a frente, uma olhando para o outra; perdem por completo a direção, ficam tontas, nao é? Também na capoeira acontece quase o mesmo. Se o parceiro olhasse para o seu adversário saberia qual a intenção. Os olhos como ja dizem os poetas, e o espelho da alma e eu agora digo, é também o espelho das intenções.

Como as baianas conseguiram jogar capoeira nas saias compridas?
Inicialmente, capoeira nao é danca, é luta no duro, talvez a mais brasileira de todas as que existem por ai. Mas as mulheres de ontem, quando tinham de entrar no "barulho" apanhavam os trazeiros da sais prendedno-os na calca. Assim o vestido comprido se transformava em calca, permitindo amplos movimentos.

Se vc pudesse fazer três perguntas a M Pastinha, quais seriam?

Nenhum comentário: