
Evento "Aos Mestres"
3 -6 de dezembro
Rio de Janeiro
Rua Lapa 181, 2nd Floor
contato: (21) 9471 - 5878 (T Alder)
alderolivia (arroba) hotmail (ponto) com
website
II Encontro de Música Atual e Tradicional da CapoeiraAprenda mais sobre o instituto no website, inclui biografias de Mestre Pastinha e Mestre Bimba.
apresenta
II Festival de Ladainha, Corrida, Quadra e Chula
Categorias concorrentes:
Ladainha / Corrido / Quadra ou Chula
Valor da premiação para cada categoria: R$ 600,00 (seiscentos reais)
Encerramento das inscrições:
Dia 30 de outubro de 2008.
Prazo máximo também para postagem via SEDEX.
Seleção final do festival:
07 de novembro – sexta-feira, 18h
Praça Tereza Batista - Pelourinho
08 de novembro – sábado, 16h
Praça Tereza Batista - Pelourinho
Critérios para seleção:
* Ladainha – de acordo com as formas tradicionais dos mestres da Capoeira Angola, Pastinha, Valdemar, Traíra, dentre outros.
* Corrido – Dentro dos padrões poéticos e melódicos dos corridos dos Mestres Pastinha e Bimba e outros mestres dos anos 60.
* Quadra ou Chula - assim chamado na Regional pelo mestre Bimba.
Regulamento:
Todas as músicas terão que ser inéditas / não ter sido gravada;
Cada participante só poderá inscrever 01 música por estilo.
Documentação para inscrição:
1. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (disponível para download ou já impressa nos locais de inscrição abaixo citados);
2. Cópia dos documentos RG e CPF;
3. Cd com a música sinalizando o estilo e 04 cópias da letra impressa.
Local das inscrições:
Casa dos Instrumentos da Coleção Emília Biancardi
Rua Gregório de Mattos, 31
Centro Histórico
Projeto Mandinga
Instituto Jair Moura
Rua Comendador José Alves Ferreira, 170
Garcia
Maiores informações:
(71) 8847-0925 ou 8732-2476
colecaoemiliabiancardi (arroba) gmail (ponto) com
Realização:
Instrumentos Musicais Tradicionais Coleção Emília Biancardi e Instituto Jair Moura.
Oi galera:
Convidamos Mestre Roberval do Grupo Filhos de Angola em Salvador para fazer uma aula com Kabula no Teatro Arcola. A aula acontecerá no dia 28 de outubro das 19 ás 21:30 h. Todos são bem vindos para participar.
Roberval é um dos mestres mais talentosos que já conheci em Salvador. Espero que voces possam estar lá com nós.
Preço: £10 / £8 afiliados de Kabula
Podem entrar em contato com nós para maiores informações.
M. Carlao (Alex)
07913993453
Lázaro Passos Cunha (Diretor de Projetos do Instituto Cultural Steve Biko)Leia o artigo completo aqui.
“A sociedade brasileira sempre acusou os Estados Unidos de praticarem um racismo mais radical do que o existente aqui, mas o Brasil é uma nação muito mais excludente. Com a eleição de Obama, acredito que as mudanças, em termos nacionais, virão através das pressões que serão exercidas sobre as elites, que muito questionam sobre as políticas de ações afirmativas como, por exemplo, a implantação das cotas nas universidades, mas nunca se preocuparam com a qualidade do nosso ensino público fundamental.”
Cláudia Santos (Professora Mestra em Estudos Étnicos Africanos e militante do Jornal Irohin (significa “notícia” na língua yorubá)
“A idéia de um presidente negro é algo que já circula na nossa sociedade desde o início do século passado. O livro O presidente Negro, de Monteiro Lobato é uma ficção que, em 1926, já abordava a possibilidade de ascensão do negro na esfera política. Lobato escolheu o ano de 2228 para o seu personagem concorrer e chegar à presidência dos Estados Unidos. Hoje, vemos aí o Obama como uma revisão de todo o estereótipo de incapacidade associado ao negro e isso é fruto do resultado de um processo de políticas públicas. Ele é uma inspiração para nós em todos os sentidos, mas fazemos parte de uma história diferente. É preciso reconhecermos e valorizarmos nossas origens e lutarmos para fortalecer os debates étnicos-raciais no centro das discussões políticas, para que tenhamos a chance de chegar lá.”
Gilvan Assunção (Fundador da UNEGRO – União de Negros pela Igualdade)
“Obama é um homem que teve uma ascensão com o pé no chão e não virou estrela. Ele conseguiu sair ileso de todas as acusações que lhe fizeram. Hoje, está habilitado a ser um grande líder da negritude mundial. Ainda que não chegue à presidência, já é uma influência bastante positiva, principalmente para os jovens. Nosso movimento, aqui no Brasil, está no caminho certo, mas não podemos nos espelhar apenas no que estão fazendo lá fora. Precisamos ter mais garra, pois as coisas aqui são um pouco lentas, devido ao processo histórico no qual o negro está inserido.”
Antônio Carlos dos Santos, Vovô (Fundador e presidente do bloco afro Ilê Ayê)
“A visibilidade que ele (Obama) está tendo com o fato de poder ser o primeiro negro a governar a maior potência do mundo certamente nos faz repensar a nossa situação. Porém, nós temos uma cultura que muito nos prejudica e precisa ser mudada: muitos negros ainda sofrem da escravidão mental e não votam em um candidato negro. Na África do Sul, quando foi dada a oportunidade de voto ao negro, eles elegeram Mandela e mudaram sua situação. Aqui, nós sempre tivemos esse instrumento, mas não sabemos utilizar. Já virou uma coisa cultural acreditar que só o branco pode resolver os nossos problemas”.
Na ultima sexta feira,03, o Grupo Nzinga realizou a sua roda de capoeira com a presença de muitos convidados e convidadas para o inicio das celebrações por mais um ano de vida da mestra Janja. Foi uma linda roda de capoeira seguida por uma ótima festinha regrada à bolo confeitado e muito guaraná. A criançada se esbaldou, e eu tambem. No dia seguinte, 04, de fato o dia de seu aniversario, a mestra foi para a sua terra Feira de Santana celebrar com sua familia, já que nasceu no mesmo dia que o irmão, mas não são gemeos. Ela nasceu um ano depois do irmão. Morou 12 anos em São Paulo quando, por atuação à frente do Nzinga, recebeu o título de cidadã paulistana. Voltou para a Bahia em julho de 2006. Nos ultimos meses, foi professora da Faculdade de Educação/UFBa até ser convocada pela secretária Luiza Bairros para compor a sua equipe de governo, onde coordena um dos nucleos da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial ( Sepromi ). Já era poderosa, agora é que ninguem segura ela. Na outra postagem, noticio a nomeação da mestra Paulinha para a direção do CEAO/UFBa, cargo que assumirá no proximo dia 22/10. Para resumir, as mestras do Nzinga estão com a bola toda. Quem segura???Valeu, M Poloca. Que recurso ótimo! Obrigada, T Fabio, pelo link.
Iê…Se você quiser compartilhar uma ladainha, envie-o ao blog à: ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com.
Vou entrar numa igreja
Vou entrar numa igreja, colega velho
Vou fazer minha oração
Vou pedir benção ao padre
Nosso Senhor o meu perdão
Para ser bom angoleiro, oi iaiá
E não dá meu golpe em vão
Se o vento vir mais forte
Se o vento vir mais forte
Não poder me balançar
Mas também se eu cair, ai meu Deus
Pra aprender se leventar, camará