
Ela nesceu em Brooklyn, Nova Iorque em 1924. Em 1953, ela se formou pela Faculdade Brooklyn, e depois terminou seu mestrado em Teachers Collage na Universidade de Columbia. Ela trabalhou como educadora e em várias posições administrativas.
Em 1964, Chisholm foi eleita à Assembléia Legislative do estado de Nova Iorque. Quatro anos depois com o slogan “Shirley Chisholm – Unbought & Unbossed” (Não Comprada e Sem Patrões) ela concorreu e venceu um lugar na Câmara de Representantes dos EUA
Ela foi a primeira mulher negra de ser eleita à Câmara de Representantes dos EUA. Ela notou, “Como eu estou famosa para ser a primeira pessoa em 192 anos de ser deputada federal, negra, e mulher de vez, eu acho que isso é prova que nossa sociedade não é nem justo nem livre.”
Uma advogada dos pobres, das mulheres, e das crianças e um oponente da Guerra do Vietnã, Chisholm nunca teve medo de desafiar seus colegas na Câmara nem de recusar em aceitar o “status quo”. No primeiro discurso em frente da Câmara de Representantes, ela prometeu, “de votar ‘Não’ em todos as petições para fundar o Departamento de Defesa.”

Chisholm ganhou 151 votos dos representantes para a indicação demócrata. Os votos não era suficiente para passar das primárias e ela perdeu para George Mc Govern (que então perdeu a presidência para o candidato republicano Richard Nixon).
Chisoholm foi reeleita à Câmara de Representantes sete vezes, e em 1982, se aposentou. Ela fundou e liderou o Congresso Político Nacional de Mulheres Negras e trablahou como profesora até a morte em 1995.
A legacia de Chisholm de liderar sem medo continua hoje.
No seu segundo livro, A Boa Luta (The Good Fight), escrito em 1973, Chisholm escreveu, “Da próxima vez que uma mulher, ou um negro, ou um judeu, ou qualquer pessoa oriunda de um grupo que o país ‘não está pronto’ para eleger para o seu cargo mais importante, disputar a presidência, acredito que ele ou ela será levado a sério desde o início… Eu fiz porque alguem teve que ser o primeiro. En este país, todo o mundo debe ter a posibilidade de concorrer à presidência, mas isso nunca tem sido a verdade”.
Demorrou 36 anos…
Shirley Chisholm: Não Comprada e Sem Patrões!
Você é uma grande inspiração!
Este é nosso último posto em celebração do Mês da História Negra. Se você quiser escrever um posto sobre uma figura histórico cuja vida reflete os valores e a filosofia da Capoeira Angola, fique a vontade de entregar algo a: ficadcarchives (arroba) gmail (ponto) com. Podemos traduzir entre português e inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário