
30/12
19h às 21h
31/12
18h30 às 20h30
Torstr 109
Telefone: 030 4495738
Email: info (arroba) jangada (ponto) com
Ele era baixinho e magricela. Coxo, mancava da perna esquerda, por causa de um mal curado ferimento a bala. Foi coroninha na infância , versado em português e latim, e possivelmente conservou algo da fé católica… Talvez nem sequer tenha sido uma pessoa – mas sim dois ou até três diferentes comandantes negros que… assumiram sucessivamente o título de Zumbi…Zumbi nasceu em 1655 em Palmares. Foi capturado e entregado ao padre António Melo. Foi batizado e dado o nome Francisco. Aprendeu latim e português. Em 1670, aos quinze anos, fugiu e voltou para Palmares. Em 1678, quando Ganga Zumba, o então líder de Palmares, fez um concordo de paz com o governador de Pernambuco, Zumbi não aceitou as concessões que o líder fez e rebelou. É dito que o governador exigiu a devolução dos escravos fugidos morando em Palmares. Como a autora diz, “Garantir a liberdade própia em troca da escravidão do outro é uma escolha crudelissima.”
Pois é este homem-sombra, quase desconhecido, “pequeno de estatura e magro de corpo”, morto qual fera acuada no dia 20 de novembro de 1695, que resurge 300 anos depois como portentoso combatente da resistência, grande herói do movimento negro, uma figura mitificada, como todos os heróis.
Sabe-se pouco sobre Zumbi, pois sua história só pode ser pinçada indirectamente, através dos documentos escritos por aqueles que o combateram…
Os “mocambos dos negros” – a palavra quilombo ainda não existia – cresceram extraordinariamente depois da invasão holandesa [1624-1625 e 1630-1654], transformando-se num desafio intragável para o sistema politico da época… cada govenador de Pernambuco que chegava de Portugal tinha um projeto para acabar com Palmares… [mas] As expedições lançadas pelas autoridades coloniais de Pernambuco [o estado de Alagoas era parte da então capitania de Pernumbuco] costumavam padecer da falta de continuidade. Cada vez que mudava o governador, mudavam-se as táticas e os comandantes. Campanhas isoladas infligiam danos temporários aos palmarinos, que recuavam, espalhavam-se pelo mato e voltavam a se organizer. No confronto final, foi diferente…O quilombo de Palmares não tombou em um dia só. Demorrou vinte-dois dias para as tropas, liderado pelo mestre-de-campo Domingos Jorge Velho, um paulista, derrotá-lo. Zumbi com alguns dos sobreviventes do ataque fugiram para o mato e outros mocumbos.
… O primeiro assalto da campanha final, desfechado a 23 de janeiro [de 1694], demonstrou a resistência da defesa da cidadela de Zumbi. Os atacantes que conseguiram aproximar-se foram rechaçados tanto a “armas de fogo e flechas disparadas dos baluartes, como a água fervendo e brasas acesas lançadas pela Estacada.”
Zumbi não caiu sem luta. Quando se viu emboscado, “pelejou valorosa ou desesperadamente, matando um homem, ferindo alguns e não querendo render-se nem aos companheiros, foi preciso matá-los”, contou o governador. “Só a um se apanhou vivo.”… Era 20 de novembro de 1695, segundo consta de um apanhado da campanha contra Palmares feito depois por Domingo Jorge Velho.” A força e covil dos negros dos Palmares no Barriga tão afamado está conquistador, seu régulo morto”…Hoje em dia, o dia 20 de novembro é comemorado como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil em lembrança da morte de Zumbi, a maior figura de resistência contra a escravidão brasileira.
Mestre Vicente Pastinha tem mais de setenta anos. É um mulato pequeno, de assombrosa agilidade, de resistência incomum. Quando êle começa a "brincar", a impressão dos assistentes é que aquêle pobre velho, de carapinha branca, cairá em dois minutos, derrubado pelo jovem adversário ou bem pela falta de fôlego. Mas, ah! ledo e cego engano! nada disso se passa. Os adversários sucedem-se, um jovem, outro jovem, mais outro jovem, discípulos ou colegas de Pastinha, e êle os vence a todos e jamais se cansa, jamais perde o fôlego, nem mesmo quando dança o "samba de Angola".Ie, Viva Pastinha!
A Escola de Capoeira Angola, de Mestre Pastinha, fica na ladeira do Pelourinho, no Largo mesmo, num primeiro andar. Às quintas e domingos "brinca-se" na Escola. Mas quintas, em geral, a brincadeira é mais fraca, são os alunos mais novos que se exibem. No domingo vêm os capoeiristas conhecidos e a festa começa pela tarde. Quem fôr a Bahia não deve perder o extraordinário espetáculo que é Mestre Pastinha no meio de seu salão jogando a capoeira, ao som do berimbau. E quando êle não está lutando, não vai descansar. Toma de um berimbau, puxa as cantigas. Para mim, Pastinha é uma das grandes figuras da vida popular da Bahia. É dispensável conhecê-lo, conversar com êle, ouvi-lo contar suas histórias, mas sobretudo, vê-lo na "brincadeira", atingindo adversários vigorosos e jovens, derrotando-os um a um...
... devemos falar da Escola de Waldemar, na Estrada da Liberdade, onde, além do mestre que dá nome à escola, encontra-se Traira, um caboclo seco e de pouco falar, feito de músculos, grande mestre de capoeira. Vê-lo brincar é um verdadeiro prazer estético. Parece um bailarino e só mesmo Pastinha pode competir com ele na beleza de movimentos, na agilidade, na rapidez dos golpes. Quando Traira não se encontra na Escola de Waldemar, está, ali por perto, na Escola de Sete Molas, também na Liberdade. Nessas Escolas pode o visitante adquirir belos berimbaus, ajudando assim o desenvolvimento da nossa luta nacional...
... Mas, ah! que nunca vos aconteça uma briga com um dêsses capoeiristas, porque, por mais que fortes que sejais, eu não apostarei em vós tão certo estou que um minuto depois estareis estirado no chão à disposição da navalha brilhante…
Podeis porém fazer camaradagem com qualquer deles e assistir a uma demonstração. Esses capoeiristas são uma boa gente, mulatos e negros de fácil amizade.
IV Encontro de Capoeira Angola
com Mestre Valdec
12 Anos de Resistência
13 – 15 de novembro de 2009
sexta, 13 de nov
18 – 19h, apresentação
19 – 21h, roda
sábado, 14 de nov
10 – 13h, oficina
13 – 15h, almoço
15 – 16h30, oficina
16h30 – 18h30, roda
16h30, confraternização
domingo, 15 de nov
10h30 – 12h30, aula de ritmo
12h30 – 14h30, almoço
15h, roda de encerramento
Todos os eventos vão acontecer no “Inter-1 Saal” na universidade de Mainz.
Wittichweg 45, 55128 Mainz, Alemanha
Para maiores informações:
grupobantu (arroba) gmail (ponto) com
cel +49 0175 7709075
fone + 49 (0)6131 28 08 476
Investimentos:
Fim de semana inteiro: 50 Euros
Dia avulso: 20 Euros
Agradecemos a Lars pela tradução e ao Grupo Bantu pelo cartaz.
Uma semana de oficinas com Mestre Poloca
2 - 8 de novembro de 2009
Fabryka wódek "Koneser", Ząbkowska 27/31, Varsóvia, Polônia
Grupo Varsóvia Capoeira Angola
Oficinas de Capoeira Angola para crianças
Oficinas de Capoeira Angola para adultos
Oficinas de batucada brasileira
Mostra de filmes afro-brasileiros
palestras & debates
Convidamos todos que querem melhorar sua capoeira, e os que têm um interesse nesta dança-luta-jogo a particpar nas oficinas de Capoeira Angola em Varsóvia. O Grupo Varsóvia Capoeira Angola organizou as oficinas, e nosso mestre convidados sera Mestre Poloca de Salvador da Bahia, Brasil.
dias 2 – 6 de novembro, treinos diários:
17:00 - 18:30 crianças
18:30 - 19:30 música
19:30 - 21:00 movimentos
4 de novembro
21:00 Grupo Ritmos de Resistênica Varsóvia – apresentação, oficina de batucada e sessão de improvisão musical.
6 de novembro
21:00 mostra de filmes afrobrasileiros com comida brasileira e debate
7 de novembro
9:00 - 10:30 aula de crianças
10:30 - 12:00 música
12:00 - 15:00 aula de adultos
18:00 palestra & debate com anthropólogo polonês
20:00 música
21:00 roda aberta
8 de novembro
9:00 - 11:30 aulas de música & movimento
11:30 - 13:30 roda de encerramento
Maiores informações e inscrição: maciekroz (arroba) gmail (ponto) com
Investimento: 50 euro, aula de criança: 25 euro
Temos lugares para dormir.
Agradecemos a Agnieszka pela informação. Divertam-se!
Um evento legal na Austrália:
III Encontro Internacional de Capoeira Angola
ECAMAR- Escola de Capoeira Angola Mato Rasteiro
Data: 18 – 22 de novembro
Lugar: Capoeira Angola Cultural Centre, 41 Belmore Street, Sydney, Australia
Convidados: Mestre Moraes, Mestre Augusto Januário, Mestre Virgílio, Mestre Roxinho
email: encounter (dot) angolasydney (at) gmail (dot) com
fone: 92121593
website
Inscreva-se antes do 15 de outubro para receber um disconto.
Aulas de ritmo, movimento, cancão e samba de roda.
Palestras sobre Zumbi dos Palmares e Capoeira Angola.
Rodas!
Em 27 de dezembro 1917 nasceu em Araci no interior da Bahia João Pereira doLeiam mais no site!
Santos, filho de Maria Clemença de Jesus, ceramista e descendente de índio e de
Maximiliano Pereira dos Santos cuja profissão era vaqueiro na Fazenda Vargem do
Canto na Região de Queimadas. Aos quinze anos (em 1933) fugiu da seca a pé, indo
até Alagoinhas seguindo depois para Mata de São João onde permaneceu dez anos e
trabalhou na plantação de cana de açúcar como chamador de boi, então conheceu
Juvêncio na Fazenda são Pedro, que era ferreiro e capoeirista, foi aí que
conheceu a capoeira.
Aos 25 anos, mudou-se para Salvador, onde trabalhou como condutor (cobrador) de bondes e na construção civil como servente de pedreiro, pedreiro, chegando a ser mestre de obras. Foi na construção civil que conheceu Cândido que lhe apresentou o mestre Barbosa que era um carregador do largo dois de julho, Barbosa dava os treinos, juntava um grupo de amigos e nos finais de semana ia nas rodas de Cobrinha Verde no Chame-chame.
Inscreveu-se no Centro Esportivo de Capoeira Angola, que era uma
congregação de capoeiristas coordenada pelo Mestre Pastinha.
Oi camaradas!
Sejam bemvind@s às oficinas de M Cobra Mansa e M Valmir em
Helsinki 16 – 18 de outubro de 2009. Temos vagas limitadas, então é melhor
inscrever-se logo. Por favor, tragam seus berimbaus, e se vestam de roupa
correta (sapatos, calça, e camisa). Deixa-nos saber se precisar de hospedagem.
Local: Zodiak, Kaapelitehdas (Tallberginkatu 1, 00180 Helsinki)
Programação:
sexta 16 - 18:00-22:00
sábado, 17 - 12:00-15:00
& 17:00-21:00
domingo, 18 - 11:00-19:00
Investimento: 90e (80e
antes do 9 de outubro)
ou
sexta 25e
sábado 40e
domingo 40e
incrições e informações:
tapani (arroba) capoeira-angola (ponto) fi
+358-50-3780292
Sejam benvind@s!!!
-------------------------------------
Tervetuloa M. Cobra Mansan ja M. Valmirin workshoppiin Helsingissä 16.-18.10.2009. Paikkoja on rajoitetusti, joten on parasta ilmoittautua ajoissa. Olkaa hyvät ja tuokaa omat soittimet mikäli mahdollista ja ottakaa mukaan asialliset treenivarusteet (kengät, housut ja t-paita). Ilmoittakaa myös jos tarvitsette majoituksen.
Paikka: Zodiak, Kaapelitehdas (Tallberginkatu 1, 00180 Helsinki)
Aikataulu:
pe 16.10. 18:00-22:00
la 17.10. 12:00-15:00 &
17:00-21:00
su 18.10. 11:00-19:00
Hinta: 90e (80e maksettuna 9.10.
mennessä)
TAI
perjantai 25e
lauantai 40e
sunnuntai 40e
Ilmoittautumiset ja lisätiedot:
tapani (arroba) capoeira-angola
(ponto) fi
+358-50-3780292
ennakkomaksut:
Pankki: Nordea
Saaja: Tapani Suihkonen
Tilinumero: 102035-97926
IBAN: FI22 1020
3500 0979 26
BIC: NDEAFIHH
Viesti: oma nimi, workshop Cobra Mansa &
Valmir
Tervetuloa!!!
Quero compartilhar minhas fotos dos grupos FICA Maputo e Nzinga Maputo Capoeira Angola em Moçambique. Na roda no dia 28 de agosto, FICA Maputo comemorou seu quinto aniversário como grupo em Maputo e seu quarto aniversário como parte da FICA. Vale a pena visitar os grupos em Maputo. Se não dá pra chegar lá, pode visitar o blog do grupo Nzinga em Maputo.
Parabéns, FICA-Maputo.
Cláudio Costa, natural de Feira de Santana, cidade do interior da Bahia fundou a Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão na década de 1980.
A escola é sediada na cidade de Feira de Santana-BA e mantem núcleos outras regiões...
Cordão Branco: Como foi sua iniciação na capoeira?
Cláudio: Meu primeiro contato com a capoeira foi na roça, quando eu era menino, e via meu tio Domingos. Hoje, ele more em Salvador. Um outro foi o tio Roque, que fazia berimbau de cipó de imbé. Mas o que mais me influenciou foi quando eu acompanhava minha mãe que vendia acarajé na feira e eu assistia roda de capoeira. Me lembro da primeira roda na igreja Senhor dos Passos. Na verdade, inicei na escole do falecido mestre Di Mola, em Salvador. Fiquei com Di Mola menos de dois anos. No entanto, aprendi mesmo a capoeira foi nas ruas de Feira de Santana. A partir dali, fui tendo contato com outors mestres de capoeira na Bahia, inclusive angoleiros. Quando comecei, eu freqüentava as rodas de rua, onde conheci capoeiristas como mestre Gago, Bigode, Zé Domingos, o Roque Rio e outros mais.
....
Cordão Branco: A capoeira Angola está sendo muito praticada fora do país. Isso é prejudicial às tradições da capoeira Angola que tenta manter as raízes?
Cláudio: Depende. Se formos analisar, existem, no exterior, trabalhos bastante responsáveis, pessoas que realmente se preocupam com as raízes da Capoeira Angola. O meu medo é que a capoeira Angola lá fora cresça e seja vista simplesmente como esporte. Aí sim vai comprometer as tradições pelas quais muita gente já morreu.
........
Cordão Branco: Eu sou angoleiro porque...
Cláudio: A capoeira Angola é uma das maiores formas para eu me descobrir. Encontrar meus valores como gente em um mundo cheio de diferenças e desigualdades.
CAPOEIRA ANGOLA
Oficinas com Mestre Valmir & Aloan da FICA-Bahia
1 - 4 de outubro de 2009
Estocolmo, Suécia
quinta: Roda de capoeira
18.30h Blå Huset, Tensta gången 55
sexta: oficina
18 – 21h
Tensta Hallen, Tensta Plan
sábado: oficina
10 – 18h
Tenstahallen
domingo: oficina
10 – 17h
Tenstahallen
Programa especial
Juan Romero de Yakumbé trabalhou com Aloan no Karnevalsommar e vai dar uma aula de sambareggae e outros ritmos brasileiros.
Convidados especiais
BAGUNCACO de Alagoas/Salvador, Brazil com Tensta Samba Kids
Para participar:
Investimento: antes do evento 700 skr; no dia do evento 800 skr
Post giro 836 07 13-5, Fica - Stockholm
Inscreva-se: ficasweden (arroba) yahoo (ponto) se
Temos lugares para dormir.
Como chegar lá.
Em novembro de 2009, FICA-DC realizará um encontro em homenagem ao Mestre Pastinha e a Zumbi. Esperamos vocês!
12/11, quinta:
19 – 22h: Abertura & Roda
13/11. sexta:
10 -12h: Oficina
12 -15h: Almoço & Roda
15 – 17h: Oficina
17 – 19h: Jantar & Roda
19 – 21h: Oficina
21 – 23h: Roda
14/11, sábado:
10 – 12h: Oficina
12 – 15h: Almoço & Roda
15 – 17h: Oficina
20:30 – 23h: Festa
15/11, domingo:
10 – 12h: Oficina
12 – 14h: Almoço & Debate
14 – 16h: Roda de Encerramento
Mestres convidados: Mestre Cobra Mansa, Mestre Jurandir & Mestre Valmir
Investimento:
USD75 – antes do primeiro de outubro (Paypal, USD78, mande para: ficadc@hotmail.com)
USD90 – depois do primeiro de out (PayPal, USD93, mande para: ficadc@hotmail.com)
Inscreva-se!! (em inglês)
Para maiores informações, mande um email para: ficadc (arroba) hotmail (ponto) com
Agradecemos a KtS pela informação.