30.3.07

Fotos da oficina de M. Cobra Mansa em DC

Cobra passa um pouco da mandinga para Livia & Ugo.

Queremos agradecer a Mestre Cobra Mansa e a todos que vieram para as oficinas o fim de semana passada. Foi muito bacana vadiar um pouquinho com uma galera diferente, e aprendemos muito nas aulas.

De Atlanta, vieram Ugo, Mike, Livia, & Alonso, dirigindo onze horas em cada direção. Puck/Cachorro Doido, Njoli, Aaron, and Oliver (da academia do Mestre João Grande) vieram de Nova Iorque. Nandita, Denzel, Thiambe, Marcos, and Skher vieram de Baltimore. Jessica de Montreal passou na sua volta a Canada da conferência em Atlanta. Vieram tambem pessoal de Richmond.

Se eu tenha esquecida de alguem, fale nos commentários em baixo.

Njoli, Fabio, Jennifer, Alonso, & Puck se divertem na bateria.

28.3.07

Evento em Montpellier, França

Se você estiver na área, este evento, organizado por nosso amigo Everson, será "carrément chouette", como dizem os francês.

9o Encontro de Capoeira Angola em Montpellier
com a presença de M. Valmir, M. Cobra Mansa, e Leninho.

Quando: dia 17 ao dia 20 de maio
Onde: Montpellier, France
Preço: 70 Euros, antes de 31 de abril, 80 Euros depois

Para maiores informações, clique aqui.

26.3.07

Mestre Valmir & as raízes da FICA-Bahia

Mestre Valmir no pé do berimbau com Mestre Bigodinho no espaço da FICA-Bahia.

Dentro do arquivo de FICA-DC, as velhas copias de “O Angoleiro” são um próprio arquivo profundissimo de entrevistas, artigos, dicas, músicas, desenhos, fotos, e poemas feitos por mestres, alunos, e amigos de capoeira. "O Angoleiro" era o jornalzinho que FICA publicou por quase seis anos. Ele foi dirigido por Sylvia Robinson de DC, cuja dedicação segurou que cada mês o jornalzinho apareceu na caixa postal dos angoleiros em varios partes do mundo. Era um grande trabalho que resultou em um verdedeiro tesoro de informação que hoje podemos aproveitar para sempre. Muito obrigada, Sylvia!

Aqui está um extrato de uma entrevista feita com Mestre Valmir quando veio a DC por três mêses em 1999. (Achei a entrevista só em inglês, então qualquer error com o portugues é meu, não dele!)

Começei de treinar capoeira em 1981 com o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) em Salvador. Treinei com o grupo até 1995. Meus mestres eram João Grande, Moraes, e Cobra Mansa. Ganhei o título de Contramestre em 1990. Quando estuve com GCAP, sempre tinha um trabalho fora da capoeira. Antes, trabalhei como torneiro mecânico. Quando treinava capoeira, também confecionei instrumentos e pesquisei sobre os instrumentos de origem-africana. Trabalhei por dez anos na commisão de instrumentos do GCAP. Eu era responsável para todos os instrumentos do grupo. Dei aula de capoeira por dois anos na Universidade de Feira de Santana, e trabalhei num projeto de instrumentos músicais, ensinando crianças como confeccionar instrumentos. Também, eu fez parte do Projeto Axé. Projeto Axé e GCAP trabalharam juntos; Projeto Axé tinha a estrutura e GCAP fazia o trabalho que era capoeira angola… GCAP me deu uma estrutura forte para começar meu próprio trabalho.

… O grupo começou de pensar em usar o dinheiro para nosso próprio espaço. Trabalhamos juntos com energia e concentração. A idéia de ter nosso próprio espaço estava crescendo. Pedimos ajuda de nosso pai spiritual, e ele falou que o grupo era forte e que tinha raízes. FICA quer dizer raízes e não criamos raízes na casa dos outros. Resolvemos conseguir nosso próprio espaço… Juntamos tudo e agora temos um novo espaço no Carlos Gomes, no centro de Salvador desde dezembro do ano passado. Agora, temos só capoeira no espaço, mas temos idéias e projetos para o futuro.

Hoje em dia, oito anos depois desta entrevista, Valmir é mestre de capoeira, o grupo tem varios projectos comunitarios, o espaço tem uma sala de computação, e todos os angoleiros que passam na Bahia sabem que não podem chegar nem um minuto depois das 9hs no sabado para participar numa das melhores rodas no mundo!

7.3.07

De Nova Iorque à Califórnia

Jen M de FICA-DC viaja pelo mundo, muitas vezes com o trabalho. Em todos os lugares aonde vai, ela sempre procura grupos de capoeira angola. Aqui estão algumas fotos da sua viagem com Mestre Manoel e Contra-Mestre Poloca à academia do Mestre João Grande em Nova Iorque, e fotos do evento em Los Angeles, Califórnia com Mestre Moraes. Obrigada, Jen!

A academia de Mestre João Grande em Nova Iorque.


Mestre João Grande, Katie, Dale, & Ana.


Mestre Manoel & Jen.


Alunos da FICA com Mestre Moraes. Vamos ver se eu conheço todo o mundo: Joe, Silvinho, Daniel, Katie, Shira, Deepa, Jen, Mestre Moraes, & Jason (com berimbau).


Todo o mundo disfrutando comida etiopiana com Mestre Moraes em Los Angeles.


Bonitinhas! Mas não toque!



Quer compartilhar fotos das suas viagens? Mande-los para nosso e-mail.

5.3.07

Evento com Mestre Pé de Chumbo em Asheville, NC

Quando: 16-18 de março
Onde: Bryson Gymnasium, Warren Wilson College, Asheville, NC
Preco: USD$90 antes ou USD$100 no dia do evento

Sexta-feira:
Coquetel, Roda, Palestra com Mestre

Sabado:
Aula 10:00-12:30
Almoço
Aula de Música
Aula de Movimentação
Video do acervo do Mestre (de Mestre Pastinha jogando com Mestre João Pequeno)
Roda

Domingo:
Aula
Palestra; mostra de video ou slides
Roda
??Samba de Roda??

Mensagem dos organizadores:
Mestre Pé de Chumbo é um gran Angoleiro. Ele é um dos unicos de ter ganhado o título de mestre sob Mestre João Pequeno de Pastinha. Voce não arrependerá um momento de estudar com o mestre. Ele tem grupos em toda parte do mundo, e para ver ele no suleste dos Estados Unidos é uma grande opportunidade que não deve perder.

Os visitantes precisam de achar a propria comida, alojamento, e transportação. Há lugares limitadas para hospedar-se com membros do grupo em Asheville.

Para maiores informações, entre em contato com:

John, (828)242-5528 or lightofthedragon at yahoo dot com.

Stefan, (828)253-4610 or steebodesign at hotmail dot com

2.3.07

Conferência das Mulheres em Atlanta


Quando: dias 9 as 11 de março
Convidadas: CM Janja, CM Alcione, T Gege, T Andrea

Sexta-feira, 9 de março
8-9hs: Treino de Capoeira
9-10hs: Cafe da manha
11:30- 13:30hs: Visita a MLK
14- 15hs: Visita ao Museu "High"
15:30 – 17hs: Visita a Jardim Communitario
18hs: Abertura da conferência com roda


Sabado, 10 de março
7hs: Cafe da manha
8-9hs: Aula de ioga
9-11hs: Aula de Capoeira
11-12hs: Aula da Musica/ Aula de Criança
12-13hs: Almoco
13-15hs: Palestra
15-17hs: Aula de Capoeira
17-19:30hs: Roda
19:30-21hs: Jantar
21:30hs Festa


Domingo, 11 de março
7hs: Cafe de manha
8-10hs: Aula de Capoeira
10-11:30hs: Aula de Danca/ Aula de Criança
11:30-12:30hs: Almoco
12:30-14:30hs: Leitura
15-18hs: Roda


Quer saber mais? Clique aqui (em inlgês).

1.3.07

Ladainha para Mestre João Grande

Falando em Mestre João Grande (embaixo), Linda de Salvador escreveu uma ladainha para ele que foi publicada em 2003 em O Angoleiro, o jornalzinho feito por Sylvia de DC por mais de seis anos.

Perguntei a João Grande
O que é a capoeira
Ele com seu jeito humilde
Respondeu dessa maneira
É tudo que a boca come
É tudo que o pé anda
É tudo que a cabeça pensa
É tudo que a mão alcança
Capoeira minha, aluna
Só não aprende quem não quer
O N’golo é adequado
Para homem,
menino, e mulher
Veja bem agora escute
Essas palavras não são minhas
Tudo isso me foi dito
Pelo meu Mestre Pastinha, camaradinha!